Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41129
Título: Plano de negócio aplicado a um microempreendimento no ramo de comércio varejista de artigos para presentes
Autor(es): Lima, Ananília Laís Ferreira de
Orientador: Carvalho, Daniele da Rocha
Palavras-chave: Planejamento;Microempreendedor;Negócio;Decisão
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LIMA, Ananília Laís Ferreira de. Plano de negócio aplicado a um microempreendimento no ramo de comércio varejista de artigos para presentes. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O empreendedorismo vem surgindo nessa última década como refúgio do desemprego. Com a intensificação da crise financeira o mercado fecha as portas cada dia mais. Os inovadores utilizam da sua criatividade para se tornarem microempreendedores. A partir desse cenário surgiu o Plano de Negócio para abordar sobre as principais etapas do empreendimento que envolve o planejamento, organização, direção e controle, essencial a toda empresa. Para tanto, o presente estudo teve como objetivo demonstrar a relevância do plano de negócio dentro de uma organização de pequeno porte com intuito de mostrar a necessidade do plano não importando o tamanho da organização ou empreendimento, mas com intenção de fomentar a necessidade de se utilizar o mesmo para que o sucesso seja consequência com as tomadas de decisões exatas. A análise foi qualitativa, tendo o acompanhamento da abertura da empresa até o seu funcionamento. Devido à informalidade crescer a cada dia, ainda sem custos, o empreendedor que opta por ser informal, não vale a pena, pois o insucesso é consequência. O planejamento e a formalidade são ferramentas essenciais para a realização do negócio, e o órgão de apoio como o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é fundamental para direcionar o empreendimento.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41129
Outros identificadores: 2010015762
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaníliaLFL_Monografia.pdfCiências Contábeis1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.