Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41147
Título: Desempenho esportivo de clubes de futebol brasileiros: uma análise longitudinal a partir de fatores contábeis patrimoniais
Autor(es): Gomes, Felipe Fonseca
Orientador: Vieira, Luis Manuel Esteves da Rocha
Palavras-chave: Clubes de futebol;Intangível;Capital aplicado;Desempenho
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GOMES, Felipe Fonseca. Desempenho esportivo de clubes de futebol brasileiros: uma análise longitudinal a partir de fatores contábeis patrimoniais. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Os valores que envolvem as transações entre os clubes de futebol vêm ganhando destaque, principalmente em relação às grandiosas transações financeiras entre os clubes de futebol, com o objetivo da adquirir novos jogadores para seus planteis. O presente estudo tem como objetivo avaliar a existência de significância entre os valores registrados no ativo intangível dos clubes de futebol, o capital aplicado dos mesmos, e o resultado esportivo atingido pelos clubes. Como forma de mensurar o desempenho esportivo foi utilizada a pontuação obtida no ranking da Confederação Brasileira de Futebol por cada clube entre 2012 e 2016, realizando-se uma análise de dados em painel. O resultado apontou que a pontuação e o crescimento dos pontos de cada clube ao longo dos anos não se explicam apenas com base nos valores do intangível, mesmo que eles representem de uma maneira quantitativa os atletas do clube. Mesmo dentro das limitações do estudo, verificou-se que ter um elenco de jogadores que juntos representam um alto valor investido não garante estatisticamente resultados melhores quanto à pontuação do ranking da CBF.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41147
Outros identificadores: 2009009533
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FelipeFG_Monografia.pdfCiências Contábeis1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.