Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41148
Título: Qualidade da auditoria no Brasil: um estudo da aderência ao CPC 25 em instituições bancárias listadas na B3
Autor(es): Silva, Diego Lucas de Pontes
Orientador: Firmino, José Emerson
Palavras-chave: Auditoria independente;Bancos;Provisões;Passivos contingentes
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Diego Lucas de Pontes. Qualidade da auditoria no Brasil: Um estudo da aderência ao CPC 25 em instituições bancárias listadas na B3. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Dentre as empresas de capital aberto da B3, as instituições bancárias atraem considerável interesse de investidores devido ao montante de ativos que administram e os resultados que são alcançados por elas. Essas e outras informações contábeis são imprescindíveis na tomada de decisão e é fundamental que as instituições divulguem relatórios financeiros confiáveis aos seus usuários. Nesse cenário a auditoria independente é um dos principais agentes na redução da assimetria da informação contábil e do aumento da confiabilidade dos demonstrativos financeiros por ela verificados. No entanto, escândalos recentes no mundo corporativo têm colocado em cheque essa confiança, desse modo, o objetivo desta pesquisa é investigar se a auditoria independente realizada sobre as demonstrações contábeis das instituições bancárias listadas na B3 apresenta qualidade, considerando como critério técnico o cumprimento dos itens exigidos na divulgação de provisões e passivos contingentes pelo Pronunciamento CPC 25, aprovado nas instituições bancárias pela Resolução BACEN/CMN nº 3.823/09. Para tanto foram verificados: demonstrativos contábeis, notas explicativas, relatórios dos auditores independentes e formulários de referência publicados por 27 instituições bancárias listadas na B3 referentes aos períodos findos em 2014 e 2015. Os resultados apontaram que não existe qualidade uniforme na opinião emitida pela auditoria independente em instituições bancárias, tendo como critério técnico os itens de divulgação obrigatórios para provisões e passivos contingentes, considerando a baixa divulgação dos itens analisados e a não emissão das omissões atestadas nas demonstrações contábeis dessas instituições no parecer dos auditores.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41148
Outros identificadores: 2011061017
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiegoLPS_Monografia.pdfCiências Contábeis1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.