Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41154
Título: Ciclos políticos e estrutura orçamentária: evidências nas capitais brasileiras no período de 2009 a 2016
Autor(es): Oliveira Filho, Ivan de
Orientador: Araújo, Ronaldo José Rêgo de
Palavras-chave: Ciclos políticos;Estrutura orçamentária;Teoria da escolha pública;Política fiscal
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA FILHO, Ivan de. Ciclos políticos e estrutura orçamentária: evidências nas capitais brasileiras no período de 2009 a 2016. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Baseado na teoria dos ciclos políticos, este trabalho teve como objetivo demonstrar a relação entre algumas variáveis que tem conotação de comportamento “oportunista” dos governantes em períodos de eleição, no sentido de aumentar a probabilidade de permanência no poder ou de seus coligados, fazendo políticas públicas que passem uma imagem positiva de sua gestão o que não necessariamente é verdade. A amostra foi composta de todas as capitais do Brasil, exceto o Distrito Federal, abrangendo os mandatos do Chefe do Executivo iniciados em 2009 e 2016. Diante dos resultados, fica constatada a influência significativa de aumento no investimentos e diminuição dos gastos administrativos e operacionais para melhorar sua imagem de gestor nos ciclos políticos, fazendo o possível para estender a permanência no poder tendo em vista o aproveitamento do eleitorado e suas fragilidades.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41154
Outros identificadores: 2012915662
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IvanOF_Monografia.pdfCiências Contábeis696,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.