Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41187
Título: O uso das informações contábeis nos processos licitatórios
Autor(es): Aquino, Matusael Lima de
Orientador: Oliveira, Edmilson Jovino de
Palavras-chave: Contabilidade;Licitações
Data do documento: 19-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: AQUINO, Matusael Lima de. O uso das informações contábeis nos processos licitatórios. 2019. 28f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Contábeis, Natal, 2019.
Resumo: O referido trabalho apresenta como a contabilidade é solicitada nas licitações públicas. Para isso, fizemos uma pesquisa qualitativa e descritiva dos dados, os quais foram obtidos por meio do site de compras do governo, http://comprasnet.gov.br, tomando por base o período de 01 de janeiro de 2019 a 17 de abril de 2019, nesse período foi buscado um total de 441 licitações que ocorreram no Estado do Rio Grande do Norte, desse total, utilizou se a técnica de amostragem e com a ajuda do aplicativo Excel, selecionamos 30 licitações, e avaliamos qual a porcentagem solicitava a contabilidade de forma direta, pedida na fase de habilitação das licitações. Dessa maneira, concluímos que 70% cobrava a contabilidade de forma direta em seus concursos. Assim, mostrando que nem todos editais cobram na qualificação econômica financeira a contabilidade como maneira de guardar a administração pública de possíveis danos causados pelos fornecedores de materiais e serviços. Expondo como o uso contabilidade é importante nas licitações.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41187
Outros identificadores: 2010015207
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoDasInformacoes_Aquino_2019623,84 kBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.