Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41188
Título: Análise da influência de atributos de governança corporativa na concessão de stock options: um estudo das companhias listadas na [B]3
Autor(es): Andrade, Andrezza de Souza
Orientador: Medeiros, Vanessa Câmara de
Palavras-chave: Teoria da agência;Plano de remuneração baseado em ações;Governança corporativa
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ANDRADE, Andrezza de Souza. Análise da influência de atributos de governança corporativa na concessão de stock options: um estudo das companhias listadas na [B]3. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2019.
Resumo: Este estudo objetiva investigar o quanto os atributos de governança corporativa influenciam na concessão dos planos de remuneração baseado em ações das companhias listadas na [B]³, no período 2010-2016. Para tanto, procedeu-se com uma pesquisa descritiva e bibliográfica, de cunho quantitativo. Os dados da amostra foram coletados nos relatórios das demonstrações contábeis, nos formulários de referência e nos relatórios de administração, disponíveis no sítio eletrônico da [B]³ e na base de dados Bloomberg®. A amostra restringiu-se a 120 companhias, não financeiras, que disponibilizaram todos os dados necessários para realização do estudo. Com vistas a atingir o objetivo deste trabalho, utilizou-se a metodologia de regressão logística com dados dispostos em painel balanceado. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que variáveis como a empresa está listada nos níveis diferenciados de governança corporativa e a existência de comitê de remuneração exerce influência positiva e estatisticamente significante na concessão de opções de ações como forma de remuneração por parte das empresas estudadas.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41188
Outros identificadores: 2014077950
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InfluenciaAtributosGovernanca_Andrade_2019801,43 kBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons