Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41344
Título: Uma investigação do uso das informações contábeis com base na abordagem comportamental de Skinner
Autor(es): Pereira, Alane da Silva
Orientador: Steppan, Adriana Isabel Backes
Palavras-chave: Contabilidade Gerencial;Informações contábeis;Teoria Comportamental de Skinner
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: PEREIRA, Alane da Silva. Uma investigação do uso das informações contábeis com base na abordagem comportamental de Skinner. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O presente trabalho faz um estudo acerca da utilização das informações contábeis transmitidas aos responsáveis pela tomada de decisões e tem como objetivo demonstrar as razões que levam estes indivíduos a utilizarem ou não utilizarem essas informações. Para tanto, fez uso de conceitos existentes a partir da Teoria da Contabilidade e a Contabilidade Gerencial em paralelo com a psicologia, por meio de uma análise com a aplicação da Teoria Comportamental de Skinner. Com isso, este trabalho vem a contribuir com estudos nas áreas da contabilidade gerencial e comportamental, pois revela as motivações e preferências dos gestores quanto as informações e também sobre a forma de apresentação de tais informações, além de fornecer quesitos importantes aos contadores acerca dos comportamentos dos clientes, dessa forma proporcionando-lhes a chance de elaborarem maneiras de fornecimento de informações que melhor se encaixem nas necessidades desses clientes. A fim de alcançar tal objetivo, a metodologia utilizada nesta pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem tanto qualitativa como quantitativa da problemática e, para o desenvolvimento da mesma, foram realizados procedimentos de revisão bibliográfica e coleta de dados junto aos gestores das empresas trabalhadas, definido como estudo de caso. Ao final da pesquisa, observou-se que 74% dos gestores respondentes utilizam as informações contábeis em seu processo decisório, onde a maior motivação na utilização destas é a confiança no profissional contratado, que influencia na percepção dos gestores quanto a capacidade dos profissionais, identificando assim que o reforço positivo realizado pelo Contador que estimula nos fatores motivacionais é o cumprimento nos prazos estabelecidos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41344
Outros identificadores: 2012914422
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlaneSP_Monografia.pdfCiências Contábeis768,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.