Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41375
Título: | Fatores que influenciam na aceitação do uso de recursos tecnológicos como ferramenta de ensino pelos professores do curso de Ciências Contábeis da UFRN |
Autor(es): | Sousa, Thiago Rodrigues de |
Orientador: | Santos, João Victor Joaquim dos |
Palavras-chave: | Recursos tecnológicos;Modelo UTAUT;Contabilidade |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | SOUSA, Thiago Rodrigues de. Fatores que influenciam na aceitação do uso de recursos tecnológicos como ferramenta de ensino pelos professores do curso de Ciências Contábeis da UFRN. 2017. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017. |
Resumo: | O presente estudo tem por finalidade coletar informações sobre a percepção dos docentes quanto ao uso de recursos tecnológicos no curso de Ciências Contábeis da UFRN. Como base para pesquisa se optou pelo Modelo UTAUT – Teoria Unificada da Aceitação e Uso de Tecnologia. Para isso, como metodologia, fez-se uma análise descritiva, por meio de um levantamento ou survey, utilizando-se de um questionário eletrônico enviado por e-mail aos docentes do Departamento de Contabilidade da IES com o fito de quantificar as proposições inerentes ao tema estudado. De acordo com o modelo de Venkatesh et al (2000), o questionário abordou perguntas que contemplaram uma investigação sobre os fatores: Expectativa de Desempenho, Expectativa de Esforço, Influência Social e Condições Facilitadoras. Os resultados indicaram que o fator Expectativa de Desempenho é o que mais exerceu influência na decisão de uso de recursos tecnológicos em sala de aula. Os fatores Expectativa de Esforço e Influência Social apresentaram um peso moderado, ambos influenciados pela condição da idade, onde os docentes qualificados como pertencentes a Geração Y (menor faixa etária) demostraram maior destreza e propensão a inclusão da tecnologia em suas classes. As Condições Facilitadores foram consideradas satisfatórias pela maioria dos respondentes válidos. Concluiu-se, portanto, que o nível de utilização de recursos tecnológicos por parte dos docentes no Curso de Contabilidade da UFRN foi de 26,90% para àqueles que fazem pouco ou nenhum uso de tais recursos e 73,10% para àqueles que têm na tecnologia uma aliada para o ensino em sala de aula. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41375 |
Outros identificadores: | 2011060412 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ThiagoRS_Monografia.pdf | Ciências Contábeis | 953,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.