Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41395
Título: Influência da adesão ao novo mercado sobre o custo de capital de terceiros em empresas brasileiras listadas na Bm&Fbovespa
Autor(es): Almeida, Deywison Marciel Queiroga de
Orientador: Barbosa, Alexandro
Palavras-chave: Governança corporativa;Novo mercado;Custo de capital de terceiros
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ALMEIDA, Deywison Marciel Queiroga de. Influência da adesão ao novo mercado sobre o custo de capital de terceiros em empresas brasileiras listadas na Bm&Fbovespa. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: A busca por boas práticas de Governança Corporativa tem assumido papel de destaque no ambiente corporativo tanto brasileiro quanto internacional, gerando benefícios tanto para as empresas que aderem a tais práticas quanto para os investidores. Dentre os benefícios para as companhias citados pela literatura está a redução do custo de capital de terceiros. Sabendo-se da importância deste capital como fonte de financiamento empresarial, este estudo objetiva verificar se a adesão ao Novo Mercado de Governança Corporativa da BM&FBovespa refletiu em redução do custo da dívida em companhias não-financeiras de capital aberto que se listaram no Novo Mercado no período de 2010 a 2016. A amostra final foi composta por 36 companhias, sendo a variável dependente o Custo de Capital de Terceiros, e as independentes o Tamanho, Retorno Sobre Ativos, Endividamento Total, Tangibilidade, Maturidade, Alavancagem, Ativos Sob Vendas, emissão de ADR na bolsa de Nova Iorque, ser auditada por uma Big Four e adesão ao Novo Mercado. Foi utilizado um Modelo Linear Generalizado para a análise econométrica. Através da regressão, não se observou significância estatística entre aderir ao Novo Mercado e redução do custo da dívida, assim como entre Tamanho, Retorno Sobre Ativos Tangibilidade e ser auditada por uma Big Four. No entanto, em relação ao Custo do Capital de Terceiros foi observado associação positiva para o Endividamento Total e negativa para Maturidade, Alavancagem, Ativo Sob Vendas e emissão de ADR na NYSE.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41395
Outros identificadores: 2013065697
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DeywisonMQA_Monografia.pdfCiências Contábeis1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.