Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41416
Título: Análise do comportamento das arrecadações próprias da união e o seu reflexo nas finanças dos estados, Distrito Federal e municípios
Autor(es): Medeiros, Marcos Roberto Soares de
Orientador: Araújo Neto, Pedro Lopes de
Palavras-chave: Governo federal;Tributos federais;COFINS;Receita federal;ICMS
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MEDEIROS, Marcos Roberto Soares de. Análise do comportamento das arrecadações próprias da união e o seu reflexo nas finanças dos estados, Distrito Federal e municípios. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: O objetivo do estudo é Verificar se o Governo Federal adotou políticas de desoneração fiscal sobre tributos partilhados com os Estados e Municípios. O estudo do trabalho é baseado sobre os tributos federais IPI, COFINS, PIS, CSLL e IRRF, e o ICMS, imposto de competência estadual. Os dados foram coletados do site da Receita federal do Brasil, e consequentemente, os valores monetários e percentagens durante os anos de 1999 a 2015 dos tributos federais e estadual em questão. Tabelas e gráficos foram elaborados para demonstrar a variação dos tributos no período analisado. Dessa forma, os montantes demonstrados em tabelas e gráficos tem como objetivo expressar a variação dos tributos, e qual o seu impacto econômico-financeiro nas contas dos Estados e Municípios, dentre os anos de 1999 e 2015, levando em consideração o índice do IPCA-E e os tributos IPI, COFINS, PIS/PASEP, ICMS, IRRF e CSLL. A pesquisa sugere que medidas adotadas pelo Governo Federal afetaram as arrecadações distribuídas aos Estados, Distrito Federal e municípios.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41416
Outros identificadores: 2012971492
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise do comportamento_Medeiros_2018.pdfMonografia em ciências contábeis504,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.