Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41856
Título: Família frente às dificuldades de aprendizagem: percepção dos professores do ensino fundamental em município do Seridó potiguar.
Autor(es): Medeiros, Thaísa Fernanda Macêdo de
Orientador: Garcia, Túlia Fernanda Meira
Palavras-chave: Família;Escola;Aprendizagem
Data do documento: Nov-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MEDEIROS, Thaísa Fernanda Macêdo de. Família frente às dificuldades de aprendizagem: percepção dos professores do ensino fundamental em município do Seridó potiguar. 2017. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, São José do Seridó/RN, 2017.
Resumo: A presente pesquisa tem como tema “Participação da família no processo de aprendizagem: percepção dos professores do ensino fundamental em município do Seridó potiguar e foi escolhido diante da visão de que a família e a escola são responsáveis pelo aprendizado e pela formação da criança, podendo atuar como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando. Objetiva conhecer a compreensão dos professores do ensino fundamental 1 sobre a participação da família no contexto escolar e como essa influência na superação das dificuldades. Metodologicamente foram aplicadas algumas entrevistas com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas, da cidade de São José do Seridó – RN para identificar algumas de suas práticas educativas, sua contribuição para a aprendizagem dos alunos e a sua compreensão sobre a postura da escola e a participação da família nesse percurso. Para isso nos firmamos em obras de vários autores, como Zabala (1998), Arnau (1998), Oliveira (2002), Smith e Stick (2012), entre outros que constituíram com a base teórica da pesquisa. Esta pesquisa irá contribuir com a estruturação de propostas que oportunizem o processo de aprendizagem e consolidem a relação entre a família e a instituição escolar, especialmente, no que diz respeito à motivação dos filhos/alunos para aprender.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41856
Outros identificadores: 2014009333
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FamiliaFrenteDificul_Monografia_2017.pdf358,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.