Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41874
Título: O processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental: metodologias de ensino na alfabetização da criança nas séries iniciais
Autor(es): Santos, Dalvaci dos
Orientador: Andrade, Antonia Costa de
Palavras-chave: Letramento;Tecnologia;Alfabetização;Educação infantil;Literacy;Technology;Child education
Data do documento: 15-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, Dalvaci dos. O processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental: metodologias de ensino na alfabetização da criança nas séries iniciais. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nova Cruz, 2016.
Resumo: O presente artigo traz uma análise dos conceitos de alfabetização e letramento na educação infantil, vistos de uma ótica diversificadora, além de uma análise da evolução educacional no Brasil, desde o Brasil Colônia até a contemporaneidade tecnológica. Analisa relatos de professores do 1º ao 3º ano de uma escola da rede de ensino do município de Passa e Fica/RN, vistos através de uma análise crítica e debatidos sobre a ótica da literatura existente e de artigos especializados no tema de ensino e alfabetização infantil. Aborda uma análise do papel do professor e da escola na disponibilização de recursos e ferramentas que auxiliem o trabalho pedagógico do professor diante da nova conjuntura da educação no Brasil. Analisar a literatura e vivenciar o trabalho escolar busca inteirar o professor do seu real papel para o aluno, bem como propiciar uma especialização em meio a tantas modificações sociais, econômicas e políticas. A leitura deste artigo nos faz refletir sobre o conhecimento que nós educadores temos que possuir sobre a história do ensino, sua evolução, suas influências, seus significados e sua importância para o desenvolvimento do aluno e da sociedade como um todo, permitindo assim uma capacidade adaptativa das crianças a esse novo universo do ensino em uma era tecnológica e comunicativa.
Abstract: This article presents an analysis of literacy concepts and literacy in early childhood education, viewed from a perspective diversifying, and an analysis of educational developments in Brazil since the colonial Brazil to the contemporary technology. Analyzes teacher reports 1st to 3rd year of a school Pass the county school system and Stay / RN, seen through a review and discussed on the perspective of literature and specialist articles in educational theme and child literacy . Addresses a teacher's role analysis and the school in providing resources and tools to assist the pedagogical work of the teacher in the face of new situation of education in Brazil. To analyze the literature and experience schoolwork search learn the teacher of your real role for the student as well as provide a specialization among so many social changes, economic and political. Reading this article makes us reflect on the knowledge that we educators have to have about the history of education, its evolution, its influences, its meaning and its importance for the development of the student and society as a whole, thereby allowing adaptive capacity children to this new world of education in a technological age and communicative.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41874
Outros identificadores: 2012029883
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DALVACI - 31 hoje PDF.pdf448,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.