Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41917
Título: | A literatura infantil e suas contribuições na prática pedagógica dos professores da escola: Universidade Infantil Elza Jales (Messias Targino/RN) |
Autor(es): | Dantas, Josanete Carias |
Orientador: | Silva, Maria Iêda da |
Palavras-chave: | Literatura Infantil;Leitura;Desenvolvimento;Children's Literature;Reading;Development |
Data do documento: | 31-Mai-2016 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | DANTAS, Josanete Carias. A literatura infantil e suas contribuições na prática pedagógica dos professores da escola: Universidade Infantil Elza Jales (Messias Targino/RN). 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir acerca das contribuições da literatura infantil no desenvolvimento do educando, destacando-se suas relevâncias históricas, culturais e sociais nos contexto pedagógicos de sala de aula, dando ênfase ao seu poder de motivação, socialização e incentivo às práticas de leituras. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, associada à pesquisa bibliográfica, fundamentado por teóricos como: Carvalho (1989), (2012), Fernandes (2012), Freire (1989), Gregorin (2009), Oliveira (1989), (2005) e Pcns (1998), que nos permitiu inferir que os professores entrevistados consideram fundamental o trabalho com a Literatura Infantil para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos seus alunos. |
Abstract: | This article aims to reflect on the contributions of children's literature in the development of the student, highlighting its historical, cultural and social rele-vâncias in the pedagogical context of the classroom, emphasizing its power of motivation, socialization and encouragement readings practices to. The methodology used was a field research associated with the literature, based on theoretical as Carvalho (1989), (2012), Fernandes (2012), Freire (1989), Gregorin (2009), Oliveira (1989) (2005 ) and PCN (1998), which allowed us to infer that the interviewed teachers consider important to work with the Children's Literature for cognitive, affective and social development of its students. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41917 |
Outros identificadores: | 2012031424 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia (a distância) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALiteraturaInfantilMessiasTarginoRN_Artigo_2016.pdf | 522,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons