Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42014
Título: Dificuldades de aprendizagem no processo de leitura e escrita dos alunos da Escola Júlio Municipal Cavalcante- Felipe Guerra- RN
Autor(es): Gurgel, Keila de Andrade Lima
Orientador: Silva, Maria Iêda da
Palavras-chave: Alfabetização;Dificuldades de aprendizagem;Leitura;Escrita;Felipe Guerra/RN
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GURGEL, Keila de Andrade de Lima. Dificuldades de aprendizagem no processo de leitura e escrita dos alunos da Escola Municipal Júlio Cavalcante- Felipe Guerra-RN. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caraúbas, 2016.
Resumo: O presente artigo faz uma breve abordagem sobre as Dificuldades de Aprendizagem no Processo de Leitura e Escrita e teve como objetivo investigar e discutir a importância do processo de leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. Para a pesquisa tivemos como ponto de partida as indagações feitas pelos professores de uma escola da rede pública de ensino, onde foi aplicado um questionário a dois professores um 2º e o outro do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Júlio Cavalcante no município de Felipe Guerra. Procurou-se mostrar também que o desenvolvimento da leitura e escrita depende de estratégias voltadas tanto para aprender ler e a escreve, quanto para atrair o aluno para sala de aula, impedindo-lhe de abandonar os estudos. Foram utilizados como fundamentação, autores como: BATISTA (2202), BOSSA (2000), PCN’s (1998), CAGLIARE (1993), CHARLOT (2000), CIASCA (2003), FERREIRO (2001), GASPARIAN (1997), entre outros.
Abstract: This article is a brief overview on Learning Difficulties in Reading and Writing Process and aimed to investigate and discuss the importance of reading and writing process in the early grades of elementary school. For the research had as its starting point the inquiries made by the teachers of a school of public schools, where a questionnaire was applied to two teachers a 2º and one 3º year of elementary school of the Municipal School Julio Cavalcante in the municipality of Felipe Guerra. Also sought to show that the development of reading and writing depends on focused strategies both to learn to read and write, how to attract students to the classroom, preventing him from dropping out. Were used as a base, authors such as: BATISTA (2202), BOSSA (2000), PCN's (1998), CAGLIARE (1993), CHARLOT (2000), Ciasca (2003), BLACKSMITH (2001), GASPARIAN (1997), among others.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42014
Outros identificadores: 2012031907
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DificuldadesDeAprendizagemFelipeGuerraRN_Artigo_2016.pdf235,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.