Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42105
Título: Intersecções entre a biblioteca e a sala de aula: práticas para a formação de leitores
Autor(es): Nascimento, Robson Rodrigues do
Orientador: Santos, Luiz Antonio da Silva dos
Palavras-chave: Biblioteca escolar;Formação de leitores;Obras literárias;School library;Training of readers;Literary works
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: NASCIMENTO, Robson Rodrigues do. Intersecções entre a biblioteca e a sala de aula: práticas para a formação de leitores. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: No presente trabalho refletimos sobre um relato de experiência do Estágio Supervisionado III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O cerne de nossa pesquisa foi investigar a importância e as contribuições do espaço formativo da biblioteca escolar para a formação de leitores, fundamentados no projeto de intervenção executado com os alunos do 2º ano, cujo o título foi “Intersecções entre a biblioteca e a sala de aula: práticas para a formação de leitores”. Trata-se de um estudo ancorado em uma pesquisa bibliográfica e na observação participante. Na construção teórica deste trabalho, identificamos como principais interlocutores os seguintes autores: Libâneo (1994); Freire (1979; 1987; 1997); Vygotsky (1994); Ferreiro; Teberosky (1999); Oliveira (1996); Villardi (1997); Amarilha (2009); Milanesi (2002); Maroto (2009); Silva (2009); Soares (2011), entre outros. Os estudos teóricos e empíricos evidenciaram a possibilidade da exploração das obras literárias dialogadas com as disciplinas e o papel relevante da biblioteca como facilitadora pedagógica da formação de leitores no ensino fundamental – Anos iniciais.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42105
Outros identificadores: 2014009020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Intersecçõesentreabibliotecaeasaladeaula_Monografia_2018.pdfArtigo principal305,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.