Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42105
Título: | Intersecções entre a biblioteca e a sala de aula: práticas para a formação de leitores |
Autor(es): | Nascimento, Robson Rodrigues do |
Orientador: | Santos, Luiz Antonio da Silva dos |
Palavras-chave: | Biblioteca escolar;Formação de leitores;Obras literárias;School library;Training of readers;Literary works |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | NASCIMENTO, Robson Rodrigues do. Intersecções entre a biblioteca e a sala de aula: práticas para a formação de leitores. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
Resumo: | No presente trabalho refletimos sobre um relato de experiência do Estágio Supervisionado III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Curso de Pedagogia à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O cerne de nossa pesquisa foi investigar a importância e as contribuições do espaço formativo da biblioteca escolar para a formação de leitores, fundamentados no projeto de intervenção executado com os alunos do 2º ano, cujo o título foi “Intersecções entre a biblioteca e a sala de aula: práticas para a formação de leitores”. Trata-se de um estudo ancorado em uma pesquisa bibliográfica e na observação participante. Na construção teórica deste trabalho, identificamos como principais interlocutores os seguintes autores: Libâneo (1994); Freire (1979; 1987; 1997); Vygotsky (1994); Ferreiro; Teberosky (1999); Oliveira (1996); Villardi (1997); Amarilha (2009); Milanesi (2002); Maroto (2009); Silva (2009); Soares (2011), entre outros. Os estudos teóricos e empíricos evidenciaram a possibilidade da exploração das obras literárias dialogadas com as disciplinas e o papel relevante da biblioteca como facilitadora pedagógica da formação de leitores no ensino fundamental – Anos iniciais. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42105 |
Outros identificadores: | 2014009020 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia (a distância) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Intersecçõesentreabibliotecaeasaladeaula_Monografia_2018.pdf | Artigo principal | 305,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.