Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42133
Título: O lúdico como instrumento de interação e facilitador do desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil
Autor(es): Silva, Érica Batista da
Orientador: Vieira, Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva
Palavras-chave: Lúdico;Aprendizagem;Criança;Educação Infantil;Ludic;Learning;Child;Early childhood education
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Érica Batista da. O lúdico como instrumento de interação e facilitador do desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O lúdico é fator indispensável para o trabalho do professor que busca tornar suas aulas mais interessantes e desafiadoras, cujos resultados, tendem a ser significativos e prazerosos. Principalmente, por essas atividades ampliarem possibilidades de aprendizagens e desenvolvimento das crianças. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo compreender a importância da ludicidade, como estratégia favorável ao desenvolvimento cognitivo e interação entre as crianças, sendo o mesmo um elemento indispensável à prática docente. Nesse sentido, buscamos ainda, entender o papel do brincar no desenvolvimento integral da criança, refletindo sobre as atividades lúdicas que são significativas para o processo de ensino aprendizagem. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e exploratória, utilizando-se como suporte para este estudo e pesquisa os aportes teóricos disponíveis em artigos de revistas eletrônicas e livros sobre o tema, que se baseiam nas ideias dos estudiosos como: Piaget (1983) e Vygotsky (1991), Friedmann (2012), Sommerhalder e Alves (2011), Bock (1999), Kishimoto (2001), e o RCNEI (1998). Com base nos estudos foi possível constatar que o lúdico é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem da criança, pois auxilia o desenvolvimento cognitivo, social, cultural e motor, facilitando os processos de socialização, comunicação e construção do conhecimento pela criança. Verificamos, ainda, que através do jogo, do brinquedo ou da brincadeira, a ludicidade se constitui em um instrumento auxiliar ao desenvolvimento integral das crianças, cabendo ao professor criar um ambiente educativo estimulante que gere resultados, supere desafios e faça, realmente, diferença na formação dos alunos na tenra idade.
Abstract: The ludic is an indispensable factor for teacher working that seeks to make its class most interesting and challenging, whose results tend to be significant and pleasant. Mainly for these activities expand learning opportunities and children development. In this context, the present paper has as aim understanding the importance of ludicity, as favorable strategy to the cognitive development and interaction among children, considering an indispensable element to the practice of the teacher. In this meaning, we still seek, understand the hole of playing in the integral development of children, reflecting about ludic activities that are significates for the teaching learning process. The study was realized with a bibliographic and exploratory research, using as support for this study and research the theoretical basis available in paper of electronic journals and books about the theme, that based in scholars ideas as: Piaget (1983) and Vygotsky (1991), Friedmann (2012), Sommerhalder and Alves (2011), Bock (1999), Kishimoto (2001), and the RCNEI (1998). Based in these studies was possible to find that the ludic is fundamental for the child teaching learning process, because it helps in the cognitive, social, cultural and motor development, facilitating the processes of socialization, communication and knowledge construction for the child. We still verify that through the game, toy or joke, the ludicity constitutes an auxiliary tool in the integral development of children, being the teacher the responsible to create a stimulating learning environment that generates results, overcome challenges and make really difference in the education of students at an early age.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42133
Outros identificadores: 2012030276
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLúdicoComoInstrumento_Artigo_2016.pdf309,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.