Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42168
Título: A ludicidade como ferramenta de aprendizagem nas séries iniciais na Educação Especial
Autor(es): Nascimento, Maria Joelma do
Orientador: Câmara, Maria das Dôres da Silva Timóteo da
Palavras-chave: Lúdico;Necessidades especiais;Ensino-aprendizagem;Playfulness;Special needs;Teaching and learning
Data do documento: 20-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: NASCIMENTO, Maria Joelma. A ludicidade como ferramenta de aprendizagem nas séries iniciais na Educação Especial. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo discutir sobre a importância da ludicidade no âmbito educacional nas séries iniciais de alunos com necessidades especiais, procurando compreender como o lúdico pode contribuir de forma satisfatória, para o seu desenvolvimento cognitivo, social e cultural. Como campo de pesquisa foi escolhido o Centro Educacional Rita Baliza Alves, instituição municipal, localizada no município de Martins, com a participação de três professores e a gestora da instituição que trabalham com discentes com necessidades educacionais especiais, visando analisarcomo é realizado o trabalho com esses alunos, conhecendo suas reais necessidades, buscando compreender os benefícios que a ludicidade traz para o aprimoramento e fortalecimento do ensino-aprendizagem, possibilitando a multiplicidade de conhecimentos numa abordagem interdisciplinar. Para tanto, fundamentamo-nos nos seguintes autores: Santos (2001); Sant’ana (2005); Kishimoto (1992), que nos faz refletir sobre a importância do lúdico nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada caracteriza-se pela pesquisa de abordagem quantitativa e qualitativa, realizada com pesquisa bibliográfica, associada à entrevista, tendo como foco o atendimento aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, evidenciando a contribuição da ludicidade para o desenvolvimento sociocognitivo da criança.
Abstract: This work aims to discuss about the importance of playfulness in the educational field in the early grades with students with special needs, seeking to understand the playfulness contributes to the satisfaction of the cognitive, social and cultural development. As a research field was chosen Educational Center Rita Beacon Alves, municipal institution, located in Martins municipality, with the participation of teachers working with students with special educational needs in order to analyze how it is carried out the work with these students, knowing their real needs, seeking to understand the benefits that brings playfulness to the improvement and strengthening of teaching and learning, enabling the multiplicity of knowledge in an interdisciplinary approach. The main interlocutors identified the following authors: Santos (2001); Sant'ana (2005); Kishimoto (1992), which makes us reflect on the importance of the play in the early years of elementary school. The methodology is characterized by quantitative and qualitative research conducted with literature associated with the interview with teachers and school management, focusing on the care of special students and how the work is carried out with students with special needs, showing the contribution of playfulness to the socio-cognitive development.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42168
Outros identificadores: 2012033090
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (a distância)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LudicidadeComoFerramentaDeAprendizagem_Artigo_2016.pdf471,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.