Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42252
Título: O ensino humanizado em contexto hospitalar: a sua relevância para a autoestima e bem-estar da criança hospitalizada
Autor(es): Nascimento, Valéria Xavier do
Orientador: Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
Palavras-chave: Educação;Ensino humanizado;Criança hospitalizada;Education;;humanized teaching;Hospitalized child
Data do documento: 13-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: NASCIMENTO, Valéria Xavier do. O ensino humanizado em contexto hospitalar: a sua relevância para a autoestima e bem-estar da criança hospitalizada. 2017. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O ensino humanizado em contexto hospitalar atualmente, demanda discussões, reflexões e ações pedagógicas voltadas essencialmente para promoção do bem-estar da criança hospitalizada e consequentemente de sua autoestima. Emerge nesse estudo, preocupações acerca da temática, evidenciando como objetivo central: analisar e caracterizar como está evidenciado o ensino humanizado em contexto hospitalar para promoção da autoestima e bem-estar da criança hospitalizada. A questão que norteia as discussões deste, pretende saber: como o ensino humanizado no contexto hospitalar possivelmente têm contribuído para a promoção da autoestima e bem-estar das crianças hospitalizadas? Para tanto, adotamos como princípios metodológicos a pesquisa exploratória de caráter teórico e empírico, conforme a abordagem qualitativa de pesquisa. Partindo de observações e entrevista realizada com uma pedagoga que atua na classe hospitalar do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), a fim de produzir o material para análise. Os pressupostos teóricos que amparam esta investigação, segue a partir de autores como Matos e Mugiatti (2009; 2014) que discutem a educação no contexto hospitalar; Fontes (2005) e Fonseca (2008) e suas respectivas abordagens sobre a humanização no contexto educacional hospitalar, dentre outros autores que corroboram para o aprofundamento das temáticas. Consideramos que o ensino humanizado em contexto hospital, de fato proporciona a elevação da autoestima e bem-estar das crianças hospitalizadas, por essa questão humana que integra o ser em suas necessidades mais complexas, mostrando a sua capacidade de superação diante do estado da doença e da hospitalização, estimulando o ensino e aprendizado e resgatando a esperança da criança hospitalizada.
Abstract: Humanized teaching in a hospital context nowadays demands discussions, reflections and pedagogical actions aimed essentially at promoting the well-being of hospitalized children and consequently their self-esteem. In this study, concerns about the theme emerge, evidencing as a central objective: to analyze and characterize how is evidenced humanized teaching in a hospital context to promote the self-esteem and well-being of hospitalized children. The question that guides the discussions of this, intends to know: how humanized teaching in the hospital context possibly have contributed to the promotion of the self-esteem and well-being of hospitalized children? For that, we adopted the exploratory research of theoretical and empirical character as methodological principles, according to the qualitative research approach. Based on observations and interviews with a pedagogue who works in the hospital class of the University Hospital Onofre Lopes (HUOL), in order to produce the material for analysis. The theoretical assumptions that support this research follow from authors such as Matos and Mugiatti (2009; 2014) who discuss education in the hospital context; Fontes (2005) and Fonseca (2008) and their respective approaches on humanization in the hospital educational context, among other authors that corroborate to the deepening of the themes. We believe that humanized teaching in a hospital context actually enhances the self-esteem and well-being of hospitalized children, because of this human question that integrates the being into its most complex needs, showing its ability to overcome the disease state and of hospitalization, stimulating teaching and learning and rescuing the hope of the hospitalized child.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42252
Outros identificadores: 2013030922
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnsinoHumanizadoContexto.pdf729,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.