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Título: A formação do educador e educadora infantil e a sua atuação por uma educação não-sexista: uma leitura a partir da experiência de professoras do CMEI Haydée Monteiro Bezerra de Melo
Autor(es): Costa, Viviane Tavares
Orientador: Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de
Palavras-chave: Educação Infantil;Educação não-sexista;Formação de professores
Data do documento: Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: COSTA, Viviane Tavares. A formação do educador e educadora infantil e a sua atuação por uma educação não-sexista: uma leitura a partir da experiência de professoras do CMEI Haydée Monteiro Bezerra de Melo. 2018. 56 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: A presente monografia discutirá a respeito da Educação Infantil e a formação do/a educador/a infantil, bem como a sua prática docente para atuar por uma educação não-sexista. Nesse contexto, a realização desta pesquisa se deu pelo interesse de querer investigar a maneira que a Educação Infantil, mais especificamente, a formação do/a educador/a infantil e a sua prática pedagógica, pode vir a contribuir para uma educação não-sexista. Assim, este estudo pretende abordar o tema: A formação do/a educador/a infantil e a sua atuação por uma educação não-sexista. O objetivo desta pesquisa é investigar a partir da formação acadêmica de professores/as da Educação Infantil e a sua prática pedagógica para atuar profissionalmente por uma educação não-sexista. As principais referências utilizadas foram: RCNEI (1998); Vianna e Finco (2009); Lopes (2005); Pimenta (1996) e Louro (2014). A realização deste trabalho monográfico teve a pesquisa qualitativa como fundamentação do referencial metodológico. Por fim, concluiu-se que, para que a Educação Infantil e o/a educador/a infantil possa atuar por uma educação não-sexista, tendo como objetivo promover práticas educativas que favoreçam relações não-sexistas entre meninos e meninas, é fundamental problematizar a formação de educadores/as, a fim de que o/a professor/a seja um docente crítico, reflexivo, e atento às formas que o sexismo pode se revelar no espaço escolar e em sua prática pedagógica.
Abstract: This monography will discuss on regards to childhood education and the educator’s academic background, as well as his practices working towards a non sexist education. In this context, the present research was made by the desire to investigate in which ways the childhood education, more specifically the educator’s academic background and his pedagogic practices can contribute to a non sexist education. For this reason, the research intends to discuss the following topic: childhood educator formation and their teaching practices on behalf of a non-sexist education. The goal of this research is to investigate the early childhood educator’s academic background e their pedagogic practices acting professionally towards a non sexist education. Main utilized references was: RCNEI (1998); Vianna and Finco (2009); Lopes (2005); Pimenta (1996) and Louro (2014). This monography paper had its research based on qualitative fundments of the methodological referencial. In conclusion, so that the childhood education and or the early childhood educator may work towards a non sexist education, having as his/her objective to promote education practices that can provide for better non sexist relationships between boys and girls, it is fundamental to troubleshoot the academic background of the educators, leading the teachers to be developed more critic, reflexive and more aware in which ways the sexist behaviour can reveal itself on the school environment and in its pedagogic practices.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42351
Outros identificadores: 2010031229
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

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