Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42355
Título: Desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas atividades pedagógicas da educação infantil em contexto hospitalar: relato reflexivo de práticas colaborativas.
Autor(es): Araújo, Euricleia da Silva
Orientador: Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
Palavras-chave: Educação Infantil;Classe Hospitalar;Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita;Relato Reflexivo de Prática
Data do documento: 6-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO, Euricleia da Silva. Desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas atividades pedagógicas da educação infantil em contexto hospitalar: relato reflexivo de práticas colaborativas. 2019. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019
Resumo: Este relato tem como principal objetivo descrever de forma reflexiva um projeto colaborativo desenvolvido na classe hospitalar do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL, que surgiu diante de experiências por mim vividas durante dois anos e meio de pesquisa, oportunizadas pelo programa de iniciação científica- IC da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN sob orientação da professora Dra. Jacyene Melo de Oliveira Araújo. A complexidade no atendimento a crianças do público da educação infantil vem chamando atenção desde o momento em que o objetivo de estudo foi pensado. Contudo, dentro do contexto conseguimos verificar diversos pontos que dificultam esse atendimento, como por exemplo, quanto menor a criança for, mais frágil ela será. E de fato, em situação de adoecimento a grande maioria dos bebês e crianças bem pequenas se encontram em quadros bem delicados, o que acaba impossibilitando a presença dessas crianças na classe hospitalar. E é justamente nessa conjuntura que surge a importância de um projeto de colaboração sobre o qual este trabalho se dedica, que se configurou como uma atividade reflexiva dentro do próprio hospital. Após dois anos e meio de pesquisa, fez-se necessário uma contribuição tanto para as crianças envolvidas no processo, quanto para as professoras enquanto retorno de estudo. Sendo assim, cabe-nos dizer que o intuito para conclusão deste estudo foi: planejar atividades que enfatizem o desenvolvimento da linguagem oral e escrita voltadas ao público da Educação Infantil em contexto hospitalar. Levando em consideração todas as especificidades conhecidas do ambiente de estudo, o projeto foi sustentado por duas partes, sendo a primeira voltada ao planejamento de atividades que focalizam o público da Educação Infantil mais presente na classe, ou seja, as crianças entre 2 a 5 anos. E a segunda, voltada às crianças as quais não se fazem muito presentes na classe, de acordo com os motivos supracitados, àquelas que possuem idade de vida entre 0 a 1 ano.
Abstract: This report has as its main objective to reflectively describe a collaborative project developed in the hospital class of Onofre Lopes University Hospital - HUOL, which emerged in the face of experiences that I lived during two and a half years of research, facilitated by the scientific initiation program - IC da Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN under the guidance of Professor Dr. Jacyene Melo de Oliveira Araújo. The complexity in the attendance to children of the kindergarten public has been drawing attention since the objective of the study was conceived. However, within the context we can verify several points that hinder this care, such as the smaller the child is, the more fragile it will be. And in fact, in the situation of illness, the vast majority of babies and very young children are in very delicate conditions, which makes it impossible to have these children in the hospital class. And it is precisely at this juncture that the importance of a collaborative project on which this work is dedicated arises, which has been configured as a reflective activity within the hospital itself. After two and a half years of research, a contribution was needed both for the children involved in the process and for the teachers as a return to school. Thus, we must say that the purpose of the conclusion of this study was: to plan activities that emphasize the development of oral and written language aimed at the early childhood education public in a hospital context. Taking into account all the known specificities of the study environment, the project was supported by two parts, the first one focused on planning activities that focus on the most present kindergarten audience, that is, children between 2 and 5 years old. . And the second, aimed at children who are not very present in the class, according to the aforementioned reasons, to those who are aged 0 to 1 year.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42355
Outros identificadores: 20155136926
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimentodalinguagemoraleescrita_Araújo_2019.pdf2,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.