Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42359
Título: Intervenções pedagógicas como possibilidade no trato com a loucura: relato de experiência em um hospital psiquiátrico
Autor(es): Barros, Ana Luiza de Medeiros
Orientador: Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
Palavras-chave: Pedagogia hospitalar;Saúde mental;Práticas pedagógicas
Data do documento: 11-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BARROS, Ana Luiza de Medeiros. Intervenções pedagógicas como possibilidade no trato com a loucura: relato de experiência em um hospital psiquiátrico. 2018. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal discutir a importância das intervenções pedagógicas junto à pacientes diagnosticados com transtornos mentais, que vivenciam situações de internação psiquiátrica, com base em um relato de experiência como colaboradora em um hospital psiquiátrico do estado do Rio Grande do Norte. O interesse por esse tema surgiu a partir das experiências vivenciadas em campo de pesquisa durante o período de realizações das ações, mediante a percepção do desinteresse em discutir sobre esse público e, especificamente, das possibilidades de atuação do pedagogo diante dessa realidade. Para o desenvolvimento deste ensaio, os aspectos metodológicos adotados constituem-se em um relato de experiência e uma revisão bibliográfica sobre a temática trabalhada, pautando-se no compartilhamento e reflexão das práticas, bem como em textos bibliográficos produzidos por autores que dialogam com o tema. Para tanto, autores como Freire (1996) e Foucault (1964), além de documentos e leis, foram norteadores da discussão proposta. Assim, é feito um panorama histórico das políticas de atenção em saúde mental, com foco na realidade brasileira; apontamentos sobre a prática do pedagogo em contextos de saúde mental; bem como a apresentação da discussão sobre as práticas realizadas em campo. As intervenções aqui relatadas tiveram como público-alvo as pacientes internadas na enfermaria feminina do hospital. A Pedagogia inserida em contextos de saúde mental, associada às outras práticas necessárias ao tratamento dos pacientes acometidos por doenças psiquiátricas, pode trazer grandes benefícios a esses indivíduos e ao ambiente onde estão inseridos. Além disso, sua inserção nesses espaços quebra paradigmas e visões reducionistas da atuação pedagógica.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42359
Outros identificadores: 2014076784
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IntervencoesPedagogicasHospitalPsiquiatrico_Barros_2018.pdf831,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.