Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42415
Título: | Criança, literatura e ensino |
Autor(es): | Moura, Maria de Fátima |
Orientador: | Faria, Kívia Pereira de Medeiros |
Palavras-chave: | Leitura.;Literatura.;Aprendizagem.;Reading.;Literature.;Learning. |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | MOURA, Maria de Fátima da Silva. Criança, literatura e ensino. 2020. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
Resumo: | Este trabalho acadêmico investiga a contribuição da literatura infantil para a infância em ambiente escolar. A forma como nos relacionamos com a leitura e aprendemos a ler na infância determina os usos que lhe daremos na idade adulta. A leitura exerce um papel fundamental na formação dos leitores desde a educação infantil e segue nas demais etapas do processo escolar. No decorrer do estudo, optou-se pela pesquisa de cunho bibliográfica, usufruindo da revisão da literatura disponível em diversas fontes que discute a temática já mencionada, onde os principais autores consultados foram Aguiar (2007), Amarilha (2009), Jouve (2002), Smith (1989) e Palo (2006). As leituras realizadas demonstram que a promoção da leitura literária na escola é caminho fértil para a formação de leitores críticos, criativos e autônomos. Entretanto, a presença da literatura na escola requer estratégias que coloquem o trabalho com a palavra em primeiro plano, valorizando assim, uma aprendizagem significativa, lúdica e coerente à educação e desenvolvimento das crianças nessa etapa da vida. |
Abstract: | This academic work investigates the contribution of children's literature to childhood in a school environment. The way we relate to reading and learn to read in childhood determines the uses we will give it in adulthood. Reading plays a fundamental role in the training of readers since early childhood education and continues in the other stages of the school process. During the study, we opted for bibliographic research, taking advantage of the literature review available from several sources that discuss the theme already mentioned, where the main authors consulted were Aguiar (2007), Amarilha (2009), Jouve (2002), Smith (1989) and Palo (2006). The readings carried out demonstrate that the promotion of literary reading at school is a fertile path for the formation of critical, creative and autonomous readers. However, the presence of literature in the school requires strategies that put work with the word in the foreground, thus valuing a meaningful, playful and coherent learning to the imagination of children in this stage of life. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42415 |
Outros identificadores: | 2014039083 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia (presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Final Maria Moura.pdf | 464,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons