Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42489
Título: | Avaliação formativa e autoavaliação no projeto de monitoria: uma experiência de pesquisa-ação. |
Autor(es): | Cunha, Alzira de Souza Lima |
Orientador: | Garcia, Luciane Terra dos Santos |
Palavras-chave: | Avaliação formativa;Pesquisa-ação;Autoavaliação |
Data do documento: | 17-Dez-2015 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | CUNHA, Alzira de Souza Lima. Avaliação formativa e autoavaliação no projeto de monitoria: uma experiência de pesquisa-ação. 2015. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma pesquisa-ação desenvolvida como parte do projeto de monitoria “Avaliação formativa e autoavaliação em licenciaturas”, desenvolvido em uma turma de licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo geral do projeto era contribuir para a aprendizagem dos alunos de graduação das turmas acompanhadas, por meio da implementação de práticas da avaliação formativa e da autoavaliação da aprendizagem. Desta forma, este artigo tem por objetivo analisar a implementação da prática da avaliação formativa e analisar se a autoavaliação contribuiu para que os educandos se responsabilizassem por sua aprendizagem em sala de aula. Embora o programa de monitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tenha como foco o ensino, esse projeto de monitoria, especificamente, faz uma relação entre o ensino e a pesquisa. Neste caso, desenvolve uma pesquisa-ação acerca das ações desenvolvidas de forma que este artigo analisa a pesquisa desenvolvida no projeto de monitoria, a qual utilizou dados coletados em sala de aula, por meio de algumas ações/instrumentos avaliativos: questionário informativo; avaliação por meio de cadernos: refacção da prova; e avaliação dos colegas nos seminários. Nossas análises evidenciaram que mesmo utilizando vários instrumentos, condizentes com a avaliação formativa, não houve a responsabilização por todos os alunos. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42489 |
Outros identificadores: | 2011090921 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia (presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação formativa e autoavaliação no projeto de monitoria_Artigo_2015.pdf | 650,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.