Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42489
Título: Avaliação formativa e autoavaliação no projeto de monitoria: uma experiência de pesquisa-ação.
Autor(es): Cunha, Alzira de Souza Lima
Orientador: Garcia, Luciane Terra dos Santos
Palavras-chave: Avaliação formativa;Pesquisa-ação;Autoavaliação
Data do documento: 17-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CUNHA, Alzira de Souza Lima. Avaliação formativa e autoavaliação no projeto de monitoria: uma experiência de pesquisa-ação. 2015. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Este trabalho consiste em uma pesquisa-ação desenvolvida como parte do projeto de monitoria “Avaliação formativa e autoavaliação em licenciaturas”, desenvolvido em uma turma de licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo geral do projeto era contribuir para a aprendizagem dos alunos de graduação das turmas acompanhadas, por meio da implementação de práticas da avaliação formativa e da autoavaliação da aprendizagem. Desta forma, este artigo tem por objetivo analisar a implementação da prática da avaliação formativa e analisar se a autoavaliação contribuiu para que os educandos se responsabilizassem por sua aprendizagem em sala de aula. Embora o programa de monitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tenha como foco o ensino, esse projeto de monitoria, especificamente, faz uma relação entre o ensino e a pesquisa. Neste caso, desenvolve uma pesquisa-ação acerca das ações desenvolvidas de forma que este artigo analisa a pesquisa desenvolvida no projeto de monitoria, a qual utilizou dados coletados em sala de aula, por meio de algumas ações/instrumentos avaliativos: questionário informativo; avaliação por meio de cadernos: refacção da prova; e avaliação dos colegas nos seminários. Nossas análises evidenciaram que mesmo utilizando vários instrumentos, condizentes com a avaliação formativa, não houve a responsabilização por todos os alunos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42489
Outros identificadores: 2011090921
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação formativa e autoavaliação no projeto de monitoria_Artigo_2015.pdf650,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.