Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42546
Título: Jogos e brincadeiras como mediadores para a aprendizagem de conceitos matemáticos na educação infantil
Autor(es): Silva, Lídia Pereira da
Orientador: Kranz, Cláudia Rosana
Palavras-chave: Jogos e Brincadeiras;Mediação;Aprendizagem Matemática;Educação Infantil.
Data do documento: Ago-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Lídia Pereira da. Jogos e brincadeiras como mediadores para a aprendizagem de conceitos matemáticos na educação infantil. 2017. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Este relatório tem como objetivo analisar o papel de jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, a partir das experiências vivenciadas enquanto bolsista do PIBID, durante o desenvolvimento do subprojeto de Pedagogia, realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Natal/RN. Portanto, os materiais analisados são os planejamentos das práticas pedagógicas e os diferentes registros produzidos no decorrer das atividades, que se transformaram em fontes de dados. O trabalho se fundamentará em um breve estudo bibliográfico em variados acervos que abordam a temática, tais como: Kranz (2014), Vygotsky (2007), Rego (1995), Kishimoto (2011) e Smole, Diniz e Cândido (2007). Por conseguinte, compreendemos que os jogos e as brincadeiras, quando utilizados como instrumentos pedagógicos e problematizados, possibilitam situações privilegiadas para a aprendizagem de conceitos matemáticos, nas quais destacamos como fundamentais para a realização das atividades propostas a função mediadora do professor e o planejamento de suas ações.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42546
Outros identificadores: 2012957180
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JogBrinCom_Monografia_2017.pdf998,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.