Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42610
Título: | Mulheres com deficiência e situações de estigmatização: um início de conversa |
Autor(es): | Silva, Dayse Fernanda Lima da |
Orientador: | Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva |
Palavras-chave: | Estigma;Mulher;Deficiência |
Data do documento: | 29-Jun-2016 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | SILVA, Dayse Fernanda Lima da. Mulheres com deficiência e situações de estigmatização: um início de conversa. 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
Resumo: | O objetivo deste artigo – um ensaio teórico – é analisar a condição da mulher com deficiência na sociedade evidenciando que a mulher vivencia processos de dupla estigmatização. Discutimos o processo de vulnerabilidade e discriminação vivenciado por pessoas com deficiência e por mulheres demonstrando como afloram estigmas. O estudo sobre a condição específica da mulher com deficiência mostra-se, ainda, incipiente tanto nas pesquisas, quanto nos dados estatístico disponíveis sobre tal grupo. Estudos evidenciam a condição de dupla vulnerabilidade de mulheres com deficiência, discutimos a possibilidade de considerar tais processos como vivência de processos duplos de estigmatização. O tema apresenta-se como campo emergente para a pesquisa em educação especial em perspectiva inclusiva na luta pela defesa de espaços de democratização e igualdade na escola. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42610 |
Outros identificadores: | 2012957822 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia (presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mulheres com deficiência e situações de estigmatização_um início de conversa_Artigo_2016.pdf | 580,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons