Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42610
Título: Mulheres com deficiência e situações de estigmatização: um início de conversa
Autor(es): Silva, Dayse Fernanda Lima da
Orientador: Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva
Palavras-chave: Estigma;Mulher;Deficiência
Data do documento: 29-Jun-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA, Dayse Fernanda Lima da. Mulheres com deficiência e situações de estigmatização: um início de conversa. 2016. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O objetivo deste artigo – um ensaio teórico – é analisar a condição da mulher com deficiência na sociedade evidenciando que a mulher vivencia processos de dupla estigmatização. Discutimos o processo de vulnerabilidade e discriminação vivenciado por pessoas com deficiência e por mulheres demonstrando como afloram estigmas. O estudo sobre a condição específica da mulher com deficiência mostra-se, ainda, incipiente tanto nas pesquisas, quanto nos dados estatístico disponíveis sobre tal grupo. Estudos evidenciam a condição de dupla vulnerabilidade de mulheres com deficiência, discutimos a possibilidade de considerar tais processos como vivência de processos duplos de estigmatização. O tema apresenta-se como campo emergente para a pesquisa em educação especial em perspectiva inclusiva na luta pela defesa de espaços de democratização e igualdade na escola.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42610
Outros identificadores: 2012957822
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mulheres com deficiência e situações de estigmatização_um início de conversa_Artigo_2016.pdf580,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons