Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42752
Título: Responsabilidade civil: a natureza preventiva das tutelas provisórias e a responsabilidade processual adquirida pela sua efetivação.
Autor(es): Medeiros, Maria Gabriela Isabela Araújo de
Orientador: Nascimento, Carlos Francisco do
Palavras-chave: Responsabilidade civil; tutelas provisórias; responsabilidade processual
Data do documento: 29-Nov-2018
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MEDEIROS, Maria Gabriela Isabela Araújo de. Responsabilidade Civil: a natureza preventiva das tutelas provisórias e a responsabilidade processual adquirida pela sua efetivação. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Departamento de Direito , Centro de Ensino Superior do Seridó - Campus Caicó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Resumo: A responsabilidade civil na qualidade de fenômeno jurídico encontra como conceito fundante o campo semântico do verbo imputar. Imputa-se ao causador do dano uma obrigação de reparar as lesões advindas da sua conduta. Inconteste a importância do instituto da responsabilidade para vida cotidiana, cujas dimensões de reparação, punição e prevenção, assumem relevante papel como mantenedor das relações sociais. Assim, o presente trabalho se dispõe a analisar, para além das funções da responsabilidade, a natureza preventiva da tutela provisória como importante ferramenta dos operadores do direito na sua essência preventiva e proibitiva das lesões ao direito do indivíduo dentro de uma relação jurídica processual, abordando a responsabilidade adquirida pelos sujeitos processuais após a efetivação da tutela, em especial, aquela adquirida pela sua efetivação.
Abstract: A responsabilidade civil na qualidade de fenômeno jurídico encontra como conceito fundante o campo semântico do verbo imputar. Imputa-se ao causador do dano uma obrigação de reparar as lesões advindas da sua conduta. Inconteste a importância do instituto da responsabilidade para vida cotidiana, cujas dimensões de reparação, punição e prevenção, assumem relevante papel como mantenedor das relações sociais. Assim, o presente trabalho se dispõe a analisar, para além das funções da responsabilidade, a natureza preventiva da tutela provisória como importante ferramenta dos operadores do direito na sua essência preventiva e proibitiva das lesões ao direito do indivíduo dentro de uma relação jurídica processual, abordando a responsabilidade adquirida pelos sujeitos processuais após a efetivação da tutela, em especial, aquela adquirida pela sua efetivação.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42752
Outros identificadores: 2014031254
Aparece nas coleções:CERES - TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ResponsabilidadeCivil_Medeiros_20185,53 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons