Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42839
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Diógenes Félix da Silva-
dc.contributor.authorAraújo, Marcos Alexandre Costa de-
dc.date.accessioned2021-01-08T16:59:07Z-
dc.date.accessioned2021-10-05T15:33:12Z-
dc.date.available2021-01-08T16:59:07Z-
dc.date.available2021-10-05T15:33:12Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier2016089502pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Marcos Alexandre Costa de. O ensino e a aprendizagem de cartografia, por meio das metodologias ativas, no âmbito do ensino fundamental II em Cruzeta/RN. Caicó, RN: 2020. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42839-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.subjectEducação Escolarpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectMétodos de Ensinopt_BR
dc.titleO ensino e a aprendizagem de cartografia, por meio das metodologias ativas, no âmbito do ensino fundamental II em Cruzeta/RNpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.contributor.referees1Galvão, Iapony Rodrigues-
dc.contributor.referees2Santos, Nayara Marques-
dc.contributor.referees3Alves, Telma Gomes Ribeiro-
dc.description.resumoO presente artigo faz uso de uma proposta metodológica para o ensino da Geografia, por meio da Cartografia escolar, para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Cônego Ambrósio Silva, que está localizada na Praça Dr. Silvio Bezerra de Melo, no Centro da cidade de Cruzeta/RN. Tal metodologia buscou que o aluno se tornasse um sujeito ativo no processo de aprendizagem e que, consequentemente, compreendesse melhor os conteúdos, para isso, foram utilizadas as metodologias ativas em sala de aula. Defende-se a busca por métodos de ensino que tornem as aulas mais atrativas para o aluno, contribuindo para a sua participação de forma mais ativa, aliando teoria e prática, demonstrando o uso da Cartografia na realidade. Para isto, o trabalho foi desenvolvido em três etapas (avaliações) que, ao serem comparadas, averiguam a eficiência na aprendizagem antes e depois do uso das metodologias ativas. Quando o professor considera não apenas as dificuldades, mas também as competências dos alunos, e os instigam a terem pensamentos críticos e atuantes em seu processo de aprendizagem, isso vem a agregar o ensino, tornando-o mais compreensível para o discente. Constatou-se, então, que os métodos tradicionais de ensino podem funcionar em determinadas situações. Entretanto, cada aluno aprende de uma maneira única, e ao propor novos meios de ensino e aprendizagem, verificou-se que a transposição didática do conteúdo ocorre de forma mais fácil, uma vez que o educando se torna sujeito ativo na produção do conhecimento. Os resultados mostraram que, a turma do 6º “A” Matutino teve 65% de avanço a do 6º “A” Vespertino, 154% e o 6º “B” Vespertino, 41%, já a turma do 6º “C” Matutino teve uma pequena redução 6% na média da turma, é importante destacar que, apesar da redução na média da sala, existiram alunos que obtiveram a nota mais alta após a implantação das metodologias ativas. Neste sentido, os dados produzidos serviram no auxílio para a tomada de decisão do planejamento escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentGeografia Bachareladopt_BR
Appears in Collections:CERES - TCC - Geografia (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoAprendizagemCartografia_Araújo_2020.pdf912.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.