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Title: Estratégias de marketing para captação de clientes: uma análise de perfil, hábitos e consumo com proprietários de locação por temporada da Carpediem Homes
Authors: Oliveira, Giovanna Brito de
Advisor: Araújo, Maria Valéria Pereira de
Keywords: Locação por temporada;Proptech's;Captação de clientes;Perfil do consumidor;Decisão de compra;Vacation rentals;Customer acquisition;Consumer profile;Buying decision
Issue Date: 9-Sep-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Giovanna Brito de. Estratégias de marketing para captação de clientes: uma análise de perfil, hábitos e consumo com proprietários de locação por temporada da Carpediem Homes. 2021. 57f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: O presente trabalho faz um estudo sobre clientes que utilizam e os que já utilizaram o serviço de locação por temporada da Carpediem Homes no Rio Grande do Norte, levando em consideração perfil, comportamento e hábitos de consumo atrelados a motivação e decisão de compra. Justifica-se então, que desde o surgimento do Airbnb em 2008, houve uma forte tendência de crescimento em comercialização de imóveis por temporada, e diante desse fato, a profissionalização da locação por temporada tornou-se um novo negócio, sendo um ‘oceano azul’ para quem busca empreender em um novo ramo. Com o surgimento da pandemia devido a COVID-19, foi perceptível notar as transformações digitais em todos os segmentos. A participação no online tornou-se cada vez mais forte, trazendo flexibilidade e agilidade em transações. No setor imobiliário, o surgimento de startups conhecidas como ‘Proptechs’, atreladas à tecnologia trazem disrupção do meio tradicional. No Brasil, investimentos de venture capital vêm crescendo bastante desde 2017. Sendo investidos cerca de 800 milhões de dólares em ‘proptechs’ brasileiras desde 2011. Abrindo portas para o surgimento de dois unicórnios no setor como a Quinto Andar e Loft. Atendendo a pergunta chave do problema: Qual o perfil ideal e hábitos comportamentais dos proprietários que a Carpediem Homes deseja captar? Objetivando estudar hábitos comportamentais de proprietários de imóveis que alugam por temporada, identificando e comparando a relação e distinção entre clientes atuais e antigos da empresa. O estudo teve como metodologia quantitativa probabilística com viés descritivo resultando no instrumento de pesquisa, um questionário aplicado com 59 proprietários atuais e 27 antigos proprietários. Resultando o estudo, foi apresentado o cliente ideal para captação de proprietários para locação de temporada na Carpediem Homes. Espera-se que o presente trabalho sirva como propulsor de pesquisas para prática das estratégias sugeridas para a captação de novos clientes.
Abstract: The present work is a study of customers who use or have already used the vacation rental service of Carpediem Homes in Rio Grande do Norte, taking into account profile, behavior and consumption habits linked to motivation and purchase decision. It is justified, then, that since the emergence of Airbnb in 2008, there has been a strong growth trend in seasonal property rentals, and given this fact, the professionalization of seasonal rentals has become a new business, being a 'blue ocean ' for those seeking to undertake in a new business. With the emergence of the pandemic due to COVID-19, it was noticeable to notice the digital transformations in all segments. Online participation has become increasingly strong, bringing flexibility and agility to transactions. In the real estate sector, the emergence of startups known as 'Proptechs', linked to technology, brings disruption to the traditional environment. In Brazil, venture capital investments have been growing a lot since 2017. About 800 million dollars have been invested in Brazilian 'proptechs' since 2011. Opening doors for the emergence of two unicorns in the sector, such as Quinto Andar and Loft. Answering the key question of the problem: What is the ideal profile and behavioral habits of the owners that Carpediem Homes wants to capture? Objective to study the behavioral habits of owners who rent by the season, identifying and comparing the relationship and distinction between current and former customers of the company. The study used a probabilistic quantitative methodology with a descriptive bias, resulting in the research instrument, a questionnaire applied to 59 current owners and 27 former owners. As a result of the study, the ideal client was presented to attract svacations rental owners at Carpediem Homes. It is expected that the present work will serve as a research guide for the practice of suggested strategies for attracting new customers.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43743
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

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