Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43823
Título: O Estudo de restos, congruência e divisibilidade: uma abordagem teórica aplicada ao ensino médio no Brasil
Título(s) alternativo(s): STUDY OF DEBRIS, MATCHING AND SEVERABILITY: AN APPROACH THEORETICAL APPLIED TO SECONDARY EDUCATION IN BRAZIL
Autor(es): Dantas, Alexsandro Cavalcanti
Orientador: Freire, Benedito Tadeu Vasconcelos
Palavras-chave: aritmética modular, restos, congruência, divisibilidade, critérios de divisibilidade.
Data do documento: 25-Jul-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Resumo: Esta monografia aborda a aritmética modular, trabalhando em cima dos conceitos de restos, congruência e divisibilidade, como uma ferramenta valiosa de ensino para todas as séries do ensino de matemática básica no Brasil. Apresenta um breve embasamento teórico, pautado nos conceitos e propriedades aritméticas dos restos, a teoria básica das congruências e conceitos aplicados a divisibilidade, demonstrando principalmente os seus principais critérios, sempre com o cuidado de não exceder quanto ao que é realmente necessário absorver nesta etapa de aprendizado. Justifica propor o ensino deste tópico aos estudantes de nível médio o que não é feito tradicionalmente nesta faixa de ensino, através de problemas desenvolvidos no cotidiano e das provas que são desenvolvidas através dos critérios de divisibilidade.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43823
Outros identificadores: 2015201653
Aparece nas coleções:CCET - Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoCongruenciaDivisibilidade_Dantas_2016.pdf832,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons