Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43881
Título: Adesão dos casos novos de HIV à primeira consulta.
Autor(es): Coelho, Keila Medeiros
Orientador: Ferreira, Maria Angela Fernandes
Palavras-chave: HIV. Teste rápido. Aconselhamento. Adesão.
Data do documento: 5-Mai-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: COELHO, Keila Medeiros; FERREIRA, Maria Ângela Fernandes (Orient.). Adesão dos casos novos de HIV à primeira consulta. 2017. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Com o crescente número de casos novos de HIV/aids (Vírus da Imunodeficiência/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), a adesão à primeira consulta e tratamento tem sido um grande desafio para os profissionais da saúde do Núcleo de Assistência Henfil. Os testes rápidos no Núcleo de Assistência Henfil são realizados por demanda espontânea. O usuário passa por um pré-aconselhamento, no qual são explicados como são realizados os testes, questionamentos e orientações sobre os motivos dos usuários irem fazer o teste e garantia do sigilo das informações. A adesão à primeira consulta e, consequentemente, ao tratamento é primordial para o sucesso do esquema terapêutico. Portanto, faz-se necessário no pós-aconselhamento explicar sobre o HIV/aids, o autocuidado, uso correto das medicações, orientações alimentares e a prática de exercícios físicos. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é propor estratégias que contribuam para a adesão dos casos novos de HIV à primeira consulta dos usuários diagnosticados no Centro de Testagem e Aconselhamento do município de Palmas. O projeto de intervenção será realizado no Núcleo de Assistência Henfil, que fica localizado na quadra 404 Norte Alameda, na cidade de Palmas, estado do Tocantins. Será utilizada uma ficha-registro de todos os pacientes com resultado reagente para HIV, com iniciais, telefone, data da primeira consulta, médico e profissional que realizaram a marcação da consulta, bem como um item de comparecimento na primeira consulta, que será registrado pelo profissional que realiza o serviço do monitoramento na unidade. Em seguida, será feito uma busca ativa desses pacientes, no sentido de sensibilizá-los a procurar a unidade de saúde. Este projeto de intervenção é um mecanismo para mudar um processo de trabalho dentro da unidade no qual estamos inseridos, pois mostrará dados estatísticos muito valiosos no tocante ao monitoramento da adesão dos pacientes à primeira consulta, bem como da abordagem dos profissionais para fazerem com que esses pacientes possam aderir ao tratamento adequado.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43881
Outros identificadores: 20162006860
Aparece nas coleções:CCS - Especialização em Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdesaoCasosHIV_Coelho_2017.pdf350,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.