Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43928
Título: Proposta de educação permanente em saúde sobre precauções padrão e precauções de aerossóis para os profissionais de enfermagem do Hospital Municipal São Francisco de Assis Santana do Araguaia-Pará.
Autor(es): Queiroz, Augusto Frederico Pereira
Orientador: Ferreira, Maria Ângela Fernandes
Palavras-chave: Saúde do trabalhador, Educação continuada e Tuberculose.
Data do documento: Abr-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: QUEIROZ, Augusto Frederico Pereira; FERREIRA, Maria Angela Fernandes (Orient.). Proposta de educação permanente em saúde sobre precauções padrão e precauções de aerossóis para os profissionais de enfermagem do Hospital Municipal São Francisco de Assis Santana do Araguaia-Pará. 2017. 15. Projeto de Intervenção. (Especialização sobre Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: A rotina dos trabalhadores de enfermagem, em especial no ambiente hospitalar, representa exposição a riscos ocupacionais intrínsecos ao processo de trabalho. Sempre que há presença de risco, faz-se necessária a adoção de medidas de proteção individuais ou coletivas. Isso implica programar mudanças no ambiente de trabalho e, quando estas são inviáveis tecnicamente, torna-se obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e Equipamentos de Proteção Coletiva - EPC, como meio de controle do risco no local de trabalho. Nesse contexto, os trabalhadores potencialmente expostos necessitam ter ciência da presença dos fatores de risco em seu ambiente laboral, possuir instrumentalização e ter atitude proativa acerca dos mesmos, na perspectiva de evitar agravos para sua saúde. Sendo assim, este projeto de intervenção tem como objetivo geral desenvolver uma proposta de educação, fortalecer as práticas de realização das rotinas de precaução padrão, precaução de contato e precaução de aerossóis e a utilização de forma efetiva dos EPIs baseada nas necessidades observadas diante dos riscos de complicações no quadro de saúde dos trabalhadores de enfermagem do Hospital Municipal São Francisco de Assis – HMSFA. A proposta deste projeto de intervenção baseia-se na necessidade de aprimoramento do cuidado com os pacientes admitidos nesta instituição. Para tanto, os trabalhadores envolvidos com a proposta serão os profissionais de enfermagem (07 enfermeiros e 27 técnicos), os quais estão em contato direito com todos os pacientes desde o momento de sua admissão até a alta médica. Espera-se, com esse projeto, enfatizar para estes trabalhadores a importância do uso obrigatório de EPI e das rotinas sobre precauções de contato, apresentar um diagnóstico da situação de segurança aos quais estes estão expostos, propor soluções preventivas e encaminhar sugestões para gestores do município, com vistas à redução no número de casos de acidentes de trabalho e, consequentemente, dos números de atestados médicos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43928
Outros identificadores: 03868019677
Aparece nas coleções:CCS - Especialização em Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PropostaEducacaoPermanenteSaude_Queiroz_2017.pdf366,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.