Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43939
Título: Plano de intervenção prontuários e registros: análise sobre o registro completo das informações sobre saúde dos pacientes do PMCTB em prontuários manuais.
Autor(es): Cunha, Moema Oliveira da
Orientador: Santos, Marquiony Marques dos
Palavras-chave: Prontuários; registros de saúde; serviço de tuberculose
Data do documento: Mai-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CUNHA, Moema Oliveira da; SANTOS, Marquiony Marques dos (Orient.). Plano de intervenção prontuários e registros: análise sobre o registro completo das informações sobre saúde dos pacientes do PMCTB em prontuários manuais. 2017. 25 f. Projeto de Intervenção (Especialização em Gestão em HIV/Aids/Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Este trabalho é um Plano de Intervenção, estudo realizado em um órgão municipal da Secretaria de Saúde de Pelotas/RS, no serviço de atendimento à tuberculose. O objetivo do estudo foi avaliar os prontuários dos pacientes em tratamento quanto à qualidade dos registros e detectar se são suficientes para a utilização da equipe multiprofissional. O estudo consistiu em leitura e análise dos prontuários vivos dos pacientes do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT), no período de dezembro/2016 a janeiro de 2017, quanto às informações de saúde neles registradas. Foram analisados 140 prontuários e encontradas inconsistências em 38,57% deles. As maiores falhas de informações são: a falta de registro dos testes rápidos, peso e estatura do paciente e tempo de tratamento. A intervenção foi positiva e resultou em uma pactuação entre os membros da equipe de atendimento, que entenderam ser muito importante melhorar a qualidade dos registros grafados. A análise dos prontuários do PMCT possibilitou visualizar e colocar para a equipe multiprofissional que atende o programa o quanto se cometem falhas evitáveis, mas que podem ser extintas, melhorando, deste modo, a qualificação do trabalho diário.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43939
Outros identificadores: 20162010460
Aparece nas coleções:CCS - Especialização em Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PlanoIntervencaoPontuarioRegistro_Cunha_2017.pdf787,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons