Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44038
Título: Teste rápido para detecção de HIV na Atenção Básica de Saúde do Amazonas: uma ferramenta de diagnóstico precoce e eficiente.
Autor(es): Oliveira, Angela Raquel da Silva
Orientador: Noro, Luiz Roberto Augusto
Palavras-chave: Desenvolvimento de pessoal, HIV, Diagnóstico precoce
Data do documento: 28-Abr-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Angela Raquel da Silva; NORO, Luiz Roberto Augusto (Orient.). Teste rápido para detecção de HIV na Atenção Básica de Saúde do Amazonas: uma ferramenta de diagnóstico precoce e eficiente. 2017. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Especialização em Gestão da Política de DST, AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose – Educação a Distância) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: Até o ano de 2016 foram relatados 842.710 casos de HIV/aids no Brasil, estando a região norte ocupando a terceira maior taxa de incidência, somando uma média anual de 3,9 mil casos entre 2011 e 2015. O Amazonas é o maior estado em extensão territorial do Brasil, no qual vários dos municípios estão localizados em áreas de difícil acesso, desprovidos de unidades básicas de saúde devidamente equipadas para o diagnóstico e tratamento do HIV/aids, sendo a utilização de teste rápido uma alternativa para o melhor atendimento da população. Nesse contexto, o profissional de saúde tem a importante missão de estar capacitado para a realização desses testes de forma a englobar a cobertura de acesso à saúde, auxiliar no controle da transmissão da doença, reduzir o número de casos e possibilitar um melhor tratamento a essas pessoas. Dessa forma, o presente projeto de intervenção pretende colaborar para a formação dos profissionais de unidades básicas de saúde do Amazonas quanto à utilização do teste rápido para detecção de HIV.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44038
Outros identificadores: 20162009404
Aparece nas coleções:CCS - Especialização em Gestão das Políticas de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TesteRapidoDeteccaoHIV_Oliveira_2017.pdf348,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.