Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44181
Título: Contratações emergenciais, por dispensa de licitação, em razão do fenômeno da seca
Autor(es): Martins, Viviane Pessoa
Orientador: Siqueira, Mariana de
Palavras-chave: Dispensa de licitação;Seca;Falta de planejamento
Data do documento: 12-Dez-2017
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MARTINS, Viviane Pessoa. Contratações emergenciais, por dispensa de licitação, em razão do fenômeno da seca. 2017. 78f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Direito Administrativo, Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objeto a contratação direta emergencial, no contexto do fenômeno da seca, a fim de analisar se o ordenamento jurídico admite a realização da contratação direta pelo gestor público, na situação de emergência ou de calamidade pública, decorrentes da falta de planejamento, má gestão ou da desídia administrativa. Apesar do fenômeno da seca, ser frequente em diversas regiões do país, principalmente no Nordeste, e em que pese o sistema jurídico vigente estabelecer o procedimento licitatório como regra e o dever de planejamento prévio das necessidades administrativas, o Tribunal de Contas da União tem permitido a contratação direta ante a “emergência fabricada”, com o intuito de resguardar o interesse público, através da proteção das pessoas e do patrimônio. A partir dos ensinamentos doutrinários, do exame do ordenamento jurídico e dos casos jurisprudenciais de referência, no âmbito do Tribunal de Contas da União, este trabalho propõe a reflexão acerca da utilização racional e adequada da contratação direta, e a adoção da melhor medida, de acordo com o interesse público, quando for identificado o conflito entre interesses dessa natureza, de um lado o procedimento licitatório que visa resguardar a moralidade, a isonomia e a legalidade, além de buscar a melhor proposta para a Administração Pública, e do outro, estão os interesses e direitos da população afetada pela seca. Utilizou-se o método da ponderação entre os interesses, para demonstrar se o gestor público pode realizar a contratação direta emergencial, de forma sucessiva, e diante da “emergência fabricada”.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44181
Outros identificadores: 20162012849
Aparece nas coleções:CCSA - Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContratacoesEmergenciais_Martins_2017.pdf910,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.