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Título: Perfil de solicitações de informação do serviço de informação sobre medicamentos de um hospital de Caicó-RN
Título(s) alternativo(s): Profile of requests from the medicines information service of a hospital in Caicó-RN
Autor(es): Maia, Adryele Gomes
Orientador: Batista, Almária Mariz
Palavras-chave: assistência farmacêutica;serviços de informação sobre medicamentos;hospitais;pharmaceutical care;drug information services;hospitals
Data do documento: 11-Dez-2019
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MAIA, Adryele Gomes. Perfil de solicitações de informação do serviço de informação sobre medicamentos de um hospital de Caicó - RN. Orientadora: Almária Mariz Batista. 2019. 34 f. Monografia (Especialização) - Curso de Residência Multiprofissional em Saúde Materno-infantil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2019.
Resumo: Os Centros/Serviços de Informação sobre Medicamentos exercem função primordial, atuando na resolução de problemas concretos ligados a uso de medicamentos, fornecendo informações confiáveis e atualizadas. O objetivo deste estudo foi avaliar as solicitações de informação do Serviço de Informações sobre Medicamentos do Hospital do Seridó em Caicó-RN. Trata-se de um estudo observacional realizado no período de março a outubro de 2019, as variáveis do estudo foram temática das informações requisitadas, tipo de solicitante, prioridade (urgente e normal), meio utilizado para solicitação, fontes de pesquisa consultadas para resposta e medicamentos envolvidos. Durante oito meses o Serviço recebeu 28 solicitações, resultando em média de 3,5 solicitações/mês, das quais 53,57% eram de profissionais lotados no serviço com prevalência do técnico de enfermagem com 42,86%. O tema mais abordado foi preparo/administração de medicamentos (39,29%). O meio de comunicação mais solicitado foi pessoalmente com 96,43%, as bases de dados eletrônicas foram às fontes mais utilizadas para responder às solicitações (47,83%) e a prioridade urgente representou 71,43%. A análise dos dados do período permitiu verificar o perfil das solicitações atendidas nos primeiros meses do serviço de informações. Assim, é notável que o serviço vem alcançando seu objetivo principal de promover o uso seguro e racional de medicamentos, refletindo seu papel social à população.
Abstract: Drug Information Centers / Services play a key role in solving concrete drug use problems by providing up-to-date and reliable information. The objective of this study was to evaluate the information requests of the Drug Information Service of the Seridó Hospital in Caicó-RN. This is an observational study conducted from March to October 2019, the study variables were thematic of the requested information, type of requestor, priority (urgent and normal), means used for request, research sources consulted for response and medicines involved. Over eight months, the Service received 28 requests, resulting in an average of 3,5 requests/month, of which 53.57% were professionals working in the service with a prevalence of 42.86% of the nursing technician. The most discussed theme was medication preparation / administration (39.29%). The most requested means of communication was personally with 96.43%, the electronic databases were the most used sources to answer requests (47.83%) and the urgent priority represented 71.43%. The analysis of the period data allowed to verify the profile of the requests fulfilled in the first months of the information service. Thus, it is remarkable that the service has been achieving its main objective of promoting the safe and rational use of medicines, reflecting its social role to the population.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44454
Outros identificadores: 20184000719
Aparece nas coleções:EMCM - Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Materno-Infantil

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