Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44512
Título: Reflexão acerca das neurociências para a aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Reflection on the contributions of neurosciences to learning
Autor(es): GALDINO, Flávia
Orientador: CHUVAS, Ângela Maria Naschold
Palavras-chave: Alfabetização;Aprendizagem;Neurociências
Data do documento: 23-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: GALDINO, Flávia. Reflexão acerca das neurociências para a aprendizagem. 2021. 19f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó,2021.
Resumo: Este artigo objetiva identificar nas fontes bibliográficas viabilidade nos estudos da neurociência para o processo de alfabetização, buscando apontar a necessidade de ampliação dos conhecimentos básicos para a formação humana e abordar a importância dos estudos das neurociências para o processo de alfabetização. Metodologicamente, assume uma abordagem qualitativa, com uma pesquisa de fontes bibliográficas, que a partir do contexto encontrado no analfabetismo brasileiro, perpassa pelas descobertas dos estudos neurocientíficos ao longo dos últimos anos. Trazendo autores como Dehaene (2012); Cosenza e Guerra (2011); Rossa e Rossa (2011), Naschold (et al, 2015), Pegado (et al, 2015) que pesquisaram sobre as influências do ambiente alfabetizador na aprendizagem, as emoções, a motivação, a memória, o sono, a hipótese da reciclagem neuronal, bem como as ideias de Ferreiro e Teberosky (1999) sobre a maturação cerebral em crianças em fase de alfabetização. Diante disso, concluímos que as contribuições das neurociências explicam muitos problemas que não foram solucionados anteriormente, sendo de suma importância a sua divulgação e estudo entre os estudantes dos cursos de formação de professores e entre os professores alfabetizadores que se encontram nas salas de aula de alfabetização. Portanto, este estudo , além de servir de fonte de aprendizagem para a sua autora, pretende, mesmo que de forma modesta e pontual, servir para desencadear discussão na interface das neurociências e da educação.
Abstract: This article aims to identify feasibility in neuroscience studies for the literacy process in bibliographic sources, seeking to point out the need to expand basic knowledge for human training and address the importance of neuroscience studies for the literacy process. Methodologically, it takes a qualitative approach, with a search of bibliographic sources, which, based on the context found in Brazilian illiteracy, permeates the discoveries of neuroscientific studies over the last few years. Bringing authors such as Dehaene (2012); Cosenza and Guerra (2011); Rossa and Rossa (2011), Naschold (et al, 2015), Pegado (et al, 2015) who researched the influences of the literacy environment on learning, emotions, motivation, memory, sleep, the neuronal recycling hypothesis , as well as the ideas of Ferreiro and Teberosky (1999) on brain maturation in children undergoing literacy. Therefore, we conclude that the contributions of neurosciences explain many problems that have not been solved before, being of paramount importance its dissemination and study among students of teacher training courses and among literacy teachers who are in literacy classrooms . Therefore, this study, in addition to serving as a source of learning for its author, intends, even if in a modest and punctual way, to serve to trigger discussion at the interface between neuroscience and education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44512
Aparece nas coleções:CERES - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIENCIAS_GALDINO_2021.pdf261,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons