Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44531
Title: Podcasts acessíveis sobre os aspectos educacionais e sociais da síndrome de berardinelli e síndrome de down
Authors: Queiroz, Artur de Medeiros
Keywords: Podcast;Acessibilidade;Inclusão
Issue Date: 28-Jul-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: QUEIROZ, Artur de Medeiros. Podcasts acessíveis sobre os aspectos educacionais e sociais da síndrome de berardinelli e síndrome de down. 2021. 189f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: Essa pesquisa foi realizada no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais – PPgITE, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, e teve como objetivo desenvolver podcasts acessíveis sobre Síndrome de Berardinelli e Síndrome de Down para a utilização em escolas públicas. Diante da problemática em que se insere a Educação Especial e sua dimensão inclusiva, o estudo circunstanciado para o contexto de escolas públicas do RN, procura identificar as possibilidades de uso acessível do podcast. O podcast é um recurso audiovisual que traz principalmente o elemento da oralidade e se destaca pela expansão da internet tornando-o de fácil acesso, de produção e distribuição. Os podcasts podem ser baixados da internet para acessar em sites e aplicativos que veiculam conteúdos de qualquer interesse. Por meio desse recurso midiático, o estudo procura alternativas para o seu uso didático e pedagógico aplicado para alunos acometidos pelas síndromes de Berardinelli e a de Down. O estudo considera o podcast um recurso formativo a ser incorporado nas práticas pedagógicas dos professores e equipes pedagógicas das escolas, podendo ser diversificado e, ao mesmo tempo, particularizado para a socialização de conhecimentos sobre as especificidades da Síndrome de Berardinelli e Síndrome de Down no contexto social e educacional. Quanto ao aspecto metodológico adotou-se a pesquisa participativa, constituída em duas etapas - a primeira etapa diz respeito à construção dos podcasts, organizados em 8 episódios, que abordaram os aspectos: educacional, social e clínico relacionados à Síndrome de Down e Síndrome de Berardinelli, no formato de entrevistas. A segunda etapa trata da disponibilização dos podcasts e, posteriormente, do envio de questionários aos professores para avaliação do podcast como recurso pedagógico sobre Síndrome de Berardinelli e Síndrome de Down. Os dados foram organizados e analisados através dos princípios da Análise de Conteúdo. Para obter os resultados da primeira etapa, decorrente da produção dos podcasts, foi utilizado o aplicativo de mensagens WhatsApp para realização e gravação das entrevistas. A edição foi feita por meio dos aplicativos de vídeos: o Filmora 9 e o Canva. Os resultados da segunda etapa mostram que 52,4% dos professores não conhecem o recurso podcast e 81% deles não adotam o podcast como recurso pedagógico. Os dados apontam para as fragilidades no acesso ao conhecimento sobre a Síndrome de Berardinelli e Síndrome de Down. As concepções advindas dos questionários revelam o podcast como recurso pedagógico viável em sala de aula, pois 52,4% dos professores identificaram aspectos que os motivaram a assistir os podcasts e consideraram que esse dispositivo pode contribuir na formação docente e na socialização de questões relativas à educação especial. A pesquisa conclui que o podcast é um recurso com potencialidade pedagógica e formativa para os professores, numa perspectiva da educação inclusiva.
Abstract: This research was made at the Graduate Program in Innovation in Educational Technologies, at the Federal University of Rio Grande do Norte, and aimed to develop accessible podcasts about Berardinelli Syndrome and Down Syndrome for use in public schools. Faced with the problematic in which Special Education is inserted and its inclusive dimension, the detailed study for the context of public schools in RN, seeks to identify the possibilities of accessible use of the podcast. Podcast is an audiovisual resource that mainly brings the element of the orality and stands out for the expansion of the internet, making it easy to access, produce and distribute. Podcasts can be downloaded from the internet to access on websites and applications that carry content of any interest. Through this media resource, the study seeks alternatives for its didactic and pedagogical use applied to students affected by Berardinelli and Down syndromes. The study considers the podcast a educational resource to be incorporated into the pedagogical practices of teachers and pedagogical teams in schools, which can be diversified and, at the same time, particularized for the socialization of knowledge about the specificities of the Berardinelli Syndrome and Down Syndrome in the context social and educational. Regarding the methodological aspect, participatory research was adopted, consisting of two stages - the first stage concerns the construction of podcasts, organized into 8 episodes, which addressed the following aspects: educational, social and clinical related to Down Syndrome and Berardinelli Syndrome , in the form of interviews. The second stage deals with the availability of podcasts and, later, sending questionnaires to teachers to evaluate the podcast as a pedagogical resource on Berardinelli Syndrome and Down Syndrome. Data were organized and analyzed using the principles of Content Analysis. To obtain the results of the first stage, resulting from the production of podcasts, the WhatsApp messaging application was used to conduct and record the interviews. The editing was done through video applications: Filmora 9 and Canva. The results of the second stage show that 52.4% of teachers do not know the podcast resource and 81% of them do not adopt the podcast as a pedagogical resource. The data point to the weaknesses in accessing knowledge about Berardinelli Syndrome and Down Syndrome. The conceptions deriving from the questionnaires reveal the podcast as a viable pedagogical resource in the classroom, because 52.4% of teachers identified aspects that motivated them to watch podcasts and considered that this device can contribute to teacher education and to the socialization of issues related to special education. The research concludes that the podcast is a resource with pedagogical and educational potential for teachers, from a perspective of inclusive education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44531
Appears in Collections:PPgITE - Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais

Files in This Item:
File SizeFormat 
Podcastsacessiveissobre_Queiroz_2021.pdf3,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.