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Title: Galperin e o processo leitura-escrita: proposta de sequência didática para contexto de dificuldades de aprendizagem
Authors: Fossa, Leilani de Sousa e Silva
Advisor: Pires, Izabel Augusta Hazin
Keywords: Educação básica;Teoria histórico-cultural;Galperin;Teoria da formação das ações mentais por etapas;Alfabetização
Issue Date: 12-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FOSSA, Leilani de Sousa e Silva. Galperin e o processo leitura-escrita: proposta de sequência didática para contexto de dificuldades de aprendizagem. 2021. 146f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Portuguese Abstract: O Desenvolvimento da linguagem escrita e da leitura são evidência do amadurecimento cultural da criança, posto que estão relacionadas com o domínio de um sistema externo, elaborado e aprimorado no processo de desenvolvimento cultural da humanidade. Porém, para que tais processos sejam internalizados, para que a linguagem escrita da humanidade se converta em linguagem escrita da criança faz-se necessário um complexo processo de maturação. A perspectiva Histórico-Cultural muito tem contribuído para o entendimento desses processos, notadamente em termos das contribuições oriundas de Vigotski e Luria, que investigaram o desenvolvimento da linguagem escrita. Destaca-se aqui a contribuição de Galperin que deu sequência aos seus trabalhos, enfatizando que as crianças são capazes de assimilar conceitos abstratos desde os primeiros anos escolares. A presente pesquisa tem como objetivo principal desenvolver e sistematizar um modelo de intervenção neuropsicológica das funções mentais superiores, com foco na aprendizagem de leitura e escrita, baseado na Teoria das Ações Mentais por Etapas de Galperin. Para isso, esta dissertação foi organizada em duas partes. A primeira consiste em uma revisão teórica dedicada a revisitar conceitos e ideias sistematizadas por Galperin que fundamentam a Teoria das Ações Mentais por Etapas, bem como contribuições da Psicologia Soviética desenvolvidas por Vigotski, Luria e Leontiev. A segunda parte consiste na sistematização do modelo avaliativo-interventivo, bem como na proposição de atividades. O processo avaliativo foi sistematizado nas seguintes etapas: análise qualitativa do sintoma, avaliação quantitativa, análise qualitativa da atividade e planejamento da intervenção neuropsicológica. Por sua vez, a proposta de intervenção foi estruturada de acordo com as etapas propostas por Galperin: elaboração da base orientadora da ação, material, linguagem externa, linguagem interna e mental; e as atividades foram organizadas em dois módulos. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir com as práticas de diferentes profissionais que se dedicam a construir rotas alternativas de aprendizagem.
Abstract: Understanding the processes of reading and writing are quite complex and it has been one of the central points of concern in Brazilian education. The Cultural-historical perspective has contributed a lot in the field of Education and neuropsychology. Vygotsky and Luria in 1954 already included in their research the development of language and writing. Galperin, Vygotsky's collaborator, continues his work in the same perspective, Socio-Historical, elaborating his theory of mental actions, showing that children are able to assimilate abstract concepts since the first school years. This project aims to systematize an intervention model for children who have reading and writing difficulties, based on Galperin's theory of “the step-bystep formation of mental actions and concepts”. this project was organized in two parts. The first consists of a theoretical review dedicated to the reconstruction of concepts and ideas systematized by Piotr Ya. Gaperin that underlie the Theory of “the step-by-step formation of mental actions and concepts”, as well as contributions from Soviet Psychology developed by Lev Vigotski and Alexei Leontiev. The second part consists of systematizing the evaluativeinterventional model, as well as proposing activities. The model was structured in complementary stages of evaluation and intervention. The evaluation was systematized in the following stages: qualitative analysis of the symptom, quantitative evaluation, qualitative analysis of the activity and planning of the neuropsychological intervention. The intervention was designed containing the stages: preparation of the OBA, material, external language, internal and mental language. Finally, the activities were organized into two modules regarding specific and general skills for the acquisition of reading and writing.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44760
Appears in Collections:PPGPSI - Mestrado em Psicologia

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