Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45169
Título: População em situação de rua e o uso de drogas: uma revisão de literatura
Título(s) alternativo(s): Street population and drug use: a literature review
Autor(es): Oliveira, Zenilda da Silva
Orientador: Macedo, Isa Maria Hetzel
Palavras-chave: População em situação de rua;Morador de Rua;Uso de drogas
Data do documento: 30-Abr-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Zenilda da Silva. População em situação de rua e o uso de drogas: uma revisão de literatura. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva), Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Observando-se o aumento da população em situação de rua, o restrito conhecimento sobre o uso de drogas por esta população e, ainda, compreendendo que este é um problema social complexo, o presente estudo teve, como objetivo geral, realizar uma revisão de literatura, a fim de conhecer a produção científica em língua portuguesa sobre o tema e publicados no período de 2009 a 2019. Trata-se de uma pesquisa de revisão da literatura do tipo narrativa para identificar e analisar os estudos publicados nesse período sobre o tema população em situação de rua e o uso de drogas através de buscas nas bases Periódicos CAPES, Scientific Electronic Library Online – Scielo (www.scielo.org), na Biblioteca Virtual em Saúde – BVS (http://brasil.bvs.br), no Google Acadêmico, documentos oficias e documentários. Foram usados os descritores: população em situação de rua or moradores de rua usando-se um filtro para artigos em língua portuguesa e obteve-se pouco mais de 300 artigos. Em nova filtragem, utilizando a expressão “morador de rua e uso de drogas”, foram obtidos apenas 48 (quarenta e oito) artigos que tratavam dessa questão. A partir desses trabalhos, procedeu-se a uma análise que respondesse aos objetivos específicos deste estudo: identificar como os autores definem essa população, os fatores motivadores para a vivência nas ruas, e a influência do uso de álcool e outras drogas para essa condição. Procurou-se identificar os tipos de estudo e as abordagens teórico-metodológicas mais usadas para abordar a questão do uso de drogas por essa população. Nos resultados, verificou-se um baixo quantitativo de artigos para o período, com diversidade de abordagens metodológicas. A maioria dos estudos buscou compreender essas pessoas e as razões/motivos que as levaram a viver nas ruas a partir de uma visão complexa, multifatorial, não homogeneizadora com predomínio de trabalhos resultantes de estudos qualitativos, através de pesquisas etnográficas, de observação participante ou de pesquisa-ação com uso de análise discursiva. Ressalta-se entre os estudos que tiveram uma preocupação quantitativa do uso de drogas, um percentual importante de pessoas que não usam drogas e entre os que usam, aparece o álcool como droga lícita mais frequente. A perda de emprego e falta de onde morar, ao lado dos conflitos familiares aparece em todos os estudos e pode-se concluir que o uso de drogas não é o principal motivo mas este aparece como um dos motivos importantes de ir ou de continuar nas ruas.
Abstract: Observing the increase of the homeless population and the limited knowledge about the relationship of drug use by this population and, furthermore, understanding that this is a complex social problem, the present study had, as a general objective, to carry out a review literature, in order to know the Brazilian scientific production on the subject and to evaluate the frequency with which studies with this theme were published, in the period from 2009 to 2019. As a methodology, a search for articles in the Virtual Health Library was used, considering the descriptors: homeless population, drug use by the homeless population and homeless people, with a return of more than 1,000 articles. A new filter was used, highlighting articles in Portuguese, with just over 300 articles obtained. In new filtering, using the expression “homeless and drug use”, 93 articles were obtained, where the content was observed, and it was found that living on the streets is not motivated or driven only by the problematic use of alcohol and other drugs, our initial thinking. We selected 48 (forty-eight) articles that could provide answers to our object of study: what are the conditioning factors for living on the streets and if there is influence of the use / abuse of alcohol and other drugs. As a result, there were some answers to the objectives expected from the present study, namely: who are these people, to know the reasons / reasons that led them to live on the streets, which drugs are most used and the frequency of articles on the proposed theme. The selected publications include ethnographic study, social research, qualitative research of the social / strategic type, cross-sectional study with a sample, exploratory / descriptive study, discursive analysis and analysis of newspaper texts.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45169
Aparece nas coleções:CCS - TCC - Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ZENILDA com abnt revisado.pdf853,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.