Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45511
Título: O administrador escolar como articulador da formação continuada dos professores
Autor(es): Nunes, Luiza Anicimária de Menezes
Orientador: Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva
Palavras-chave: Gestão Pública;Gestor escolar;Formação continuada;Formação de professores;Liderança
Data do documento: 6-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: NUNES, Luiza Anicimária de Menezes. O administrador escolar como articulador da formação continuada dos professores. 2021. 38f. Monografia (Graduação em Administração Pública à Distância) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Luís Gomes, 2021.
Resumo: O trabalho que se segue tem como objetivo geral conhecer como práticas do gestor escolar podem favorecer a formação dos professores. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, cuja população é compreendida pela gestora de uma escola da rede municipal de ensino da região oeste do RN e a amostra é a não probabilística. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista on-line. Como procedimentos de coleta de dados, além da entrevista com a gestora, realizou-se a pesquisa documental, e assim, os dados obtidos revelam que o papel do gestor escolar é imprescindível para a qualificação profissional dos professores e obtenção dos melhores resultados possíveis no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que, muitos são os desafios enfrentados pelo gestor escolar quanto aos recursos financeiros que precisam dispor para o favorecimento de formação continuada dos professores. Diante desse cenário, com a liderança que dispõe, ainda consegue estabelecer parcerias com profissionais especializados e realizar as devidas formações.
Abstract: The work that follows has as general objective to know how the school manager's practices can favor the formation of teachers. This is a descriptive study, with a qualitative approach, whose population is understood by the manager of a school in the municipal education network in the western region of RN and the sample is non-probabilistic. The data collection technique used was the online interview. As data collection procedures, in addition to the interview with the manager, documentary research was carried out, and thus, the data obtained reveal that the role of the school manager is essential for the professional qualification of teachers and obtaining the best possible results in the process. of teaching and learning. It is concluded that there are many challenges faced by the school manager regarding the financial resources they need to have to favor the continuing education of teachers. In this scenario, with the leadership at its disposal, it is still able to establish partnerships with specialized professionals and carry out the necessary training.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45511
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração pública à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdministradorEscolarArticulador_Nunes_2021.pdf491,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons