Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45636
Título: As histórias em quadrinhos no ensino da educação física escolar: reflexões de uma experiência pedagógica
Título(s) alternativo(s): The comics book in the teaching of physical education: reflections from a pedagogical experience
Autor(es): Rocha, Ângelo Bezerra de Queiroz
Orientador: Araújo, Allyson Carvalho de
Palavras-chave: História em quadrinhos;Educação física escolar;Linguagens;Mídia-educação
Data do documento: 29-Out-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ROCHA, Ângelo Bezerra de Queiroz. As histórias em quadrinhos no ensino da educação física escolar: reflexões de uma experiência pedagógica. 2021. 203f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: A presente dissertação surgiu de uma inquietação sobre o uso das histórias em quadrinhos na escola, em especial nas aulas de Educação Física, tendo em vista que esta forma de linguagem desperta um interesse maior nos alunos por envolver características lúdicas. As histórias em quadrinhos (HQs) proporcionam entretenimento aos jovens e adultos, porém a intenção das HQs não é apenas divertimento e passatempo, elas também podem ter a função de informar, formar e educar o cidadão. Nesse sentido, a questão de estudo do nosso trabalho é: Como as histórias em quadrinhos, no ensino da Educação Física escolar, contribui para ampliação das possibilidades pedagógicas com os estudantes? O objetivo geral do estudo é descrever e analisar a experiência pedagógica com as histórias em quadrinhos no ensino da Educação Física escolar na segunda etapa do ensino fundamental. A pesquisa se caracteriza como sendo uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, e participante a partir de uma intervenção pedagógica. O cenário do estudo é a Escola Estadual Lauro de Castro, localizada em Natal/RN. A pesquisa envolve uma turma do 6º ano, sendo 21 meninas e 17 meninos, totalizando 38 alunos. A intervenção se deu em duas etapas: a primeira com aulas presenciais e a segunda com aulas remotas motivadas pela crise da pandemia no decorrer do ano 2020. Tendo um total de 8 semanas (16 aulas), cada aula com duração de 50 minutos. Diante desse cenário educacional atual, foi necessário nos reinventar a cada instante no intuito de propor uma educação que contemple novas formas de ensinar, contribuindo para o ensinoaprendizado dos nossos alunos, oportunizando a formação de indivíduos críticos, reflexivos e criativos. A análise da experiência pedagógica se deu à luz da análise cultural através de dois tipos de material de pesquisa, a saber: observação participante, no que tange aos processos, e as produções dos alunos, no que se refere aos produtos. Os resultados interventivos da pesquisa referente aos conteúdos temáticos da Educação Física escolar mostraram-se um grande diferencial para o desenvolvimento de habilidades como: trabalho em equipe, na qual os alunos se mostraram motivados ao trabalho com os colegas, na organização, quando se colocaram envolvidos na distribuição para a realização das tarefas, exercício de autoria em desenvolver suas narrativas por meio de roteiros criativos, além de incentivar o discente a ter mais autonomia, tendo em vista a responsabilidade atribuída ao aluno com a proposta.
Abstract: This dissertation arose from a concern about the use of comic books at school, especially in Physical Education classes, considering that this form of language arouses greater interest in students because it involves playful characteristics. Comic books (comics) provide entertainment for young people and adults, but the intention of comics is not just fun and hobby, they can also have the function of informing, training and educating the citizen. In this sense, the study question of our work is: How do comic books in the teaching of Physical Education contribute to the expansion of pedagogical possibilities? The general objective of the study is to describe and analyze the pedagogical experience with comic books in the teaching of Physical Education in the second stage of elementary school. The research is characterized as being a descriptive research, with a qualitative approach, and participant from a pedagogical intervention. The study setting is the State School Lauro de Castro, located in Natal/RN. The research involves a 6th grade class, 21 girls and 17 boys, totaling 38 students. The intervention took place in two stages: the first with in-person classes and the second with remote classes motivated by the pandemic crisis during the year 2020. With a total of 8 weeks (16 classes), each class lasting 50 minutes. Given this current educational scenario, it was necessary to reinvent ourselves at every moment, in order to propose an education that includes new ways of teaching, contributing to the teaching-learning of our students, providing opportunities for the formation of critical, reflective and creative individuals. The analysis of the pedagogical experience took the light of cultural analysis through two types of research material, namely: participant observation, with regard to processes, and students' productions, with regard to products. The interventional results of the research regarding the thematic contents of school Physical Education, showed a great differential for the development of skills such as: teamwork, in which students were motivated to work with colleagues, in the organization, where the same were involved in the distribution to carry out the tasks, exercise of authorship in developing their narratives through creative scripts, in addition to encouraging the student to have more autonomy, in view of the responsibility assigned to the student with the proposal.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45636
Aparece nas coleções:PPGEF - Mestrado em Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Historiasquadrinhosensino_Rocha_2021.pdf18,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.