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Título: Gestão de materiais de consumo do Hospital Maternidade do Divino Amor
Autor(es): Fonseca, Michelle Carneiro
Orientador: Caricio, Marcelo Rique
Palavras-chave: Gestão de materiais;Protocolos;Hospital
Data do documento: 1-Dez-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FONSECA, Michelle Carneiro. Gestão de materiais de consumo do Hospital Maternidade do Divino Amor. 2021. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: O hospital é uma organização complexa, onde é preciso uma vasta divisão de trabalho com alta especialização e requer uma administração eficiente. A melhoria e eficiência da gestão logística de materiais do setor hospitalar ainda apresenta um longo caminho a percorrer. O Centro de Materiais e Esterilização (CME) possui uma história que vem acompanhando os procedimentos cirúrgicos, com a meta de zelar por melhores condições de cirurgia e procedimentos invasivos nos cuidados pós-cirúrgicos. Esse trabalho teve como objetivos implantar e validar protocolos de controle de materiais em um CME de um Hospital. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa e qualitativa para construção e validação de conteúdo e aparência de seis instrumentos de trabalho. Essa pesquisa classifica-se como: pesquisa descritiva, pesquisa ação e pesquisa bibliográfica. A população do estudo foi constituída por cem por cento dos profissionais enfermeiros atuantes no setor, constituindo um grupo formado por 04 (quatro) profissionais. Para essa pesquisa foram elaborados questionários para validação dos protocolos e para construção desses foi utilizado o modelo de avaliação da dificuldade e da conveniência de materiais educativos, traduzido para língua portuguesa e após adaptações, denominado Suitability Assessment of Materials (SAM), o qual analisou aspectos relacionados a objetivos, organização, estilo da escrita, aparência e motivação do material educativo. Para essa pesquisa foi utilizado esse nível de concordância. A maior parte das sugestões dos juízes foram acatadas, exceto dispor os itens em ordem alfabética. Para validação do conteúdo do protocolo foi elaborada uma escala do tipo. Lirked com cinco pontos, onde em cada resposta é atribuída uma pontuação. Os gradientes das respostas serão: 0 = discordo totalmente, 1 = discordo, 2= Não concordo, nem discordo; 3 = concordo, 4 = concordo totalmente”. Ao analisar a validade de conteúdo, os resultados obtidos por meio do cálculo do IVC mostraram-se válidos visto que o valor do nível de concordância total entre eles foi de 0,94, o que corrobora com a taxa de concordância considerada, nesta pesquisa, que foi acima IVC maior ou igual a 0,80. A construção dos instrumentos de controle de gestão, concebeu o desenvolvimento de ferramentas com potencial de inovação para apoiar a tomada de decisão dos profissionais de enfermagem do setor e desse modo melhor gerenciar os estoques, assim como os registros nos protocolos efetuam segurança para as equipes.
Abstract: The hospital is a complex organization, where a vast division of labor with high specialization is required and requires efficient administration. The improvement and efficiency of the logistics management of materials in the hospital sector still has a long way to go. The Materials and Sterilization Center (CME) has a history that has been following surgical procedures, with the goal of ensuring better conditions for surgery and invasive procedures in post-surgical care. This work aimed to implement and validate material control protocols in a CME of a Hospital. This is a methodological study with a quantitative and qualitative approach for the construction and validation of content and appearance of six work instruments. This research is classified as: descriptive research, action research and bibliographic research. The study population consisted of one hundred percent of professional nurses working in the sector, constituting a group formed by 04 (four) professionals. For this research, questionnaires were developed to validate the protocols and for the construction of these, the model for assessing the difficulty and convenience of educational materials was used, translated into Portuguese and after adaptations, called Suitability Assessment of Materials (SAM), which analyzed aspects related to objectives, organization, writing style, appearance and motivation of the educational material. For this research, this level of agreement was used. Most of the judges' suggestions were accepted, except to arrange the items in alphabetical order. To validate the content of the protocol, a scale of the type was created. Lirked with five points, where each answer is given a score. Response gradients will be: 0 = strongly disagree, 1 = disagree, 2 = neither agree nor disagree; 3 = Agree, 4 = Totally Agree”. When analyzing the content validity, the results obtained by calculating the CVI proved to be valid since the value of the total level of agreement between them was 0.94, which corroborates the agreement rate considered in this research, that was above IVC greater than or equal to 0.80. The construction of management control instruments conceived the development of tools with potential for innovation to support decision-making by nursing professionals in the sector and thus better manage stocks, as well as the records in the protocols, provide security for the teams.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45861
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