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Título: Serviço ofertado, usuário satisfeito? Análise do Programa Central do Cidadão e dos serviços integrados, ofertados pelo governo do Rio Grande do Norte
Autor(es): Azevedo, Vanessa Brígida de
Orientador: Silveira, Raquel Maria da Costa
Palavras-chave: Serviços integrados ao cidadão;Serviços integrados ao cidadão;Programa Central do Cidadão;Programa Central do Cidadão;Política Pública;Política Pública
Data do documento: 17-Set-2021
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: AZEVEDO, Vanessa Brígida. Serviço ofertado, usuário satisfeito: análise do Programa Central do Cidadão e dos serviços integrados, ofertados pelo governo do Rio Grande do Norte. 2021. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Políticas Públicas), Departamento de Políticas Públicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
Resumo: Os serviços integrados, direcionados ao cidadão-cliente, ganharam espaço no Brasil a partir da década de 1980, com o surgimento dos modelos de shoppings centers voltados à prestação de serviços públicos diversos, concentrados em um mesmo espaço. No entanto, foi somente em meados da década de 1990 que despontaram as primeiras Centrais de Atendimento ao Cidadão, no contexto de Reforma do Aparelho do Estado. Com isso, dada a transição do modelo Burocrático para o Gerencial, o cidadão passou a ocupar a figura de cliente dos serviços públicos. No Rio Grande do Norte foi instituído, no ano de 1997, o Programa Central do Cidadão. Desse modo, o presente estudo se propõe a analisar o Programa Central do Cidadão a partir da oferta integrada de serviços, funcionamento, acesso e satisfação de seus usuários. Quanto à abordagem do estudo, esta se define enquanto quali-quantitativa, e como forma de coletar os dados a serem analisados, foram realizadas: pesquisa documental por meio de documentos oficiais do Governo do estado, referentes ao serviço prestado pela KPMG Consultoria; pesquisa bibliográfica acerca dos serviços integrados ao cidadão no Brasil. Já para o levantamento de dados primários, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora da Coordenadoria de Atendimento ao Servidor a ao Cidadão (Codaci), setor responsável pelo Programa, no Governo do Estado, bem como foram aplicados questionários online direcionados aos cidadãos. Como resultados obtidos, nota-se que, apesar de se tratar de uma política pública consolidada no estado, tanto à luz da perspectiva da equipe gestora, quanto dos beneficiários, percebe-se que o Programa carece de aprimoramento. A exemplo disso identificou-se: a necessidade de uma destinação de recursos direcionados, especificamente, para o atendimento das demandas das Centrais por todo o estado; a manutenção das unidades físicas existentes; a ampliação dos serviços e unidades físicas para municípios do interior do estado; bem como para a destinação de efetivo policial para fazer a segurança das unidades.
Abstract: Integrated services for the citizen-clients gained ground in Brazil in the 1980s with the emergence of shoppings that providing different public services in the same space. It was only in the mid-1990s, in the context of the Reform of the State Apparatus, that the first Citizen Service Centers emerged. With that, given the transition from the Bureaucratic to the Managerial model, the citizen started to occupy the figure of a client in the public sector. In 1997 the Central Citizen Program was established in Rio Grande do Norte. Thus, this study aims to analyze the integrated offer of services, functioning, access and the Central Citizen Program user's satisfaction. The study approach is defined as quali-quantitative and as a way to collect the data, it was used: documentary research through official documents of the State Government referring to the service provided by KPMG Consultoria; bibliographical research about integrated citizen services in Brazil. For the primary data survey, semi-structured interviews were carried out with the management team of the Coordination of Assistance to Servants and Citizens (Codaci) - the sector responsible for the Program in the State Government -, as well as online questionnaires aimed at citizens. The results show that, despite being a consolidated public policy in the state, it is clear that the Program needs improvement. As an example of this was identified the need to allocate specifically for the demands of the Centrals; the maintenance of existing physical units; the expansion of services and physical units to municipalities in the countryside; and the allocation of police personnel to units secure.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45868
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