Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45947
Título: O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro
Autor(es): Tavares, Stefany Gomes
Orientador: Coutinho, Karyne Dias
Palavras-chave: Voz;Arte de Contar histórias;Teatro – Estudo e Ensino.
Data do documento: 2-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: TAVARES, Stefany Gomes. O uso da voz como princípio pedagógico do ensino escolar de teatro. 2022. 31 f. TCC (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Teatro da UFRN tem como perspectiva a descoberta da importância da voz durante as aulas de Artes/Teatro desenvolvidas no âmbito dos Programas de Ensino PIBID e Residência Pedagógica em três instituições escolares na cidade de Natal/RN: Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro, Escola Municipal José de Andrade Frazão e Escola Estadual Lauro de Castro. Aproveitando tais experiências docentes, o objetivo deste trabalho é investigar como a voz pode compor e auxiliar o professor e a professora de Artes nas estratégias didáticas do ensino escolar de Teatro. Para tanto, como procedimento metodológico, fez-se a experimentação de alguns caminhos do uso da voz na prática docente, valendo-se das técnicas vocais desenvolvidas em pesquisas sobre as relações entre teatro e voz, com base em autores como Stanislavski, entre outros. Como resultado deste TCC, tem-se que um dos princípios pedagógicos das aulas de Artes/Teatro é o de que a voz pode facilitar a aproximação dos estudantes com as aulas quando utilizada de maneira favorável, fugindo do chamado “cotidiano” e adicionando a pesquisa das personas e suas características marcantes como meio de inovação. Como conclusão, destaca-se que é possível desenvolver o resultado deste
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45947
Aparece nas coleções:CCHLA - TCC - Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsaVozPrincipioPedagogico_Tavares_2022.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.