Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46115
Título: Redação publicitária e produção de conteúdo: relato de experiência sobre a atuação freelancer no marketing digital
Autor(es): Silveira, Liana Lorena Ferreira da
Orientador: Carvalho, Breno da Silva
Palavras-chave: Redação publicitária; Produção de conteúdo; Redator freelancer.;Advertising writing; Content production; Freelance writer.
Data do documento: 4-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVEIRA , Liana Lorena Ferreira da. Redação publicitária e produção de conteúdo: relato de experiência sobre a atuação freelancer no marketing digital. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda), Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: A redação publicitária ganhou ainda mais espaço no mercado desde que a pandemia do novo coronavírus se tornou uma ameaça em escala global. Diante das medidas de isolamento impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e direcionamentos dos governantes de cada país, várias empresas de setores da economia considerados como não essenciais se viram diante da necessidade de fechar as portas de seus estabelecimentos físicos, migrando para o atendimento remoto ao público. Diante deste novo cenário, importância do marketing digital e da produção de conteúdo foi percebida como um meio de alcançar novos clientes e garantir a sustentabilidade do negócio, bem como a sobrevivência de famílias que dependem do seu funcionamento. Nesse sentido, houve um aumento considerável da demanda de produção de conteúdo nas agências de marketing digital e publicidade, sendo necessário a contratação de profissionais freelancers para reforçar a execução das atividades e garantir a entrega dos materiais respeitando o prazo acordado com os contratantes. Diante deste cenário, além dos profissionais independentes que já atuavam no mercado, novos redatores se “formaram” em plena pandemia, passando a integrar o time de pessoas que realizam uma tarefa essencial em um momento tão delicado. Esta monografia traz as impressões de uma profissional freelancer por meio do relato de experiência – metodologia utilizada no presente estudo. O objetivo é compartilhar com toda a comunidade acadêmica e demais partes interessadas da sociedade a relevância do papel de um redator para atender a critérios técnicos da área e corresponder às expectativas dos clientes quanto às entregas em volume, qualidade e prazo – realizações e práticas profissionais que revelam muita parceria, respeito e solidariedade entre as partes envolvidas.
Abstract: Advertising writing has gained even more space in the market since the new Coronavirus pandemic became a threat on a global scale. Faced with the isolation measures imposed by the WHO and guidelines from the governments of each country, several companies in sectors of the economy considered as non-essential found themselves faced with the need to close the doors of their physical establishments, migrating to remote service to the public. Faced with this new scenario, they realized the importance of digital marketing and content production as a means of reaching new customers and ensuring the sustainability of the business, as well as the survival of families that depend on its operation. In this sense, the demand for content production in digital marketing and advertising agencies has increased considerably, making it necessary to hire freelance professionals to reinforce the execution of activities and ensure the delivery of materials respecting the deadline agreed with the contractors. Faced with this scenario, in addition to the independent professionals who were already active in the market, new copywriters were “trained” in the middle of the pandemic, integrating the team of people who perform an essential task at such a delicate time. This Course Completion Work presents the report of a freelancer professional who was faced with setbacks on the journey to meet technical criteria in the area and meet customer expectations regarding deliveries in volume, quality and time. The objective is to share with the entire academic community and other stakeholders in society the relevance of the role of an independent writer. The experience report is the methodology used to share the trajectory, the challenges and the real world behind the scenes, which reveal a lot of partnership, respect and solidarity between the parties involved.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46115
Aparece nas coleções:CCHLA - TCC - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RedacaoPublicitariaProducao_Silveira_2022.pdf367,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.