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Título: Estudo de viabilidade de operação de um aeroporto regional no Seridó Potiguar
Autor(es): Souza, Raphael Bezerra de
Orientador: Santos, Enilson Medeiros dos
Palavras-chave: Aviação regional;Aeroportos;PDAR;Transporte aérep;Regional aviation;Airports;Air transport
Data do documento: 11-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA, Raphael Bezerra de. Estudo preliminar de viabilidade de operação de um aeroporto regional no Seridó Potiguar. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: O transporte aéreo é de grande importância para o desenvolvimento econômico de regiões. Ele encurta distâncias e reduz tempos de deslocamento para que pessoas cheguem aos seus destinos. Assim, a aviação regional possibilita a conexão entre centros urbanos e pequenas ou médias cidades isoladas, trazendo alternativa modal ao transporte terrestre. Por isso, o Governo Federal lançou, em 2015, o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR), visando a que aeródromos qualificados recebam investimentos para ativar ou expandir sua operação. Entretanto, é fundamental que sejam identificadas regiões capazes de demonstrar demanda satisfatória pelos serviços e de atrair companhias operadoras e investimentos infraestruturais. No contexto, cresce a importância de examinar-se a viabilidade operacional de aeroportos regionais. Nesse artigo, realiza-se uma análise preliminar de viabilidade para um aeroporto regional em Caicó-RN que polarize as regiões seridoenses do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Examina-se, com base no PDAR, as condições da região de influência, a situação atual do aeródromo de Caicó e estimativas de demanda pelos serviços. Embora a análise seja preliminar, os resultados atestam a viabilidade de inserção do aeroporto de Caicó no PDAR.
Abstract: Air transport is of great importance for the economic development of regions. It shortens distances and reduces travel times for people to reach their destinations. Thus, regional aviation enables the connection between urban centers and small or medium-sized isolated cities, bringing a modal alternative to land transport. For this reason, the Federal Government launched, in 2015, the Regional Aviation Development Program (PDAR), aiming at qualifying airfields to receive investments to activate or expand their operation. However, it is essential that regions capable of demonstrating satisfactory demand for services and attracting operating companies and infrastructure investments are identified. In this context, the importance of examining the operational viability of regional airports grows. In this article, a preliminary feasibility analysis is carried out for a regional airport in Caicó-RN that polarizes the Seridó regions of Rio Grande do Norte and Paraíba States. Based on the PDAR, the conditions of the region of influence, the current situation of the Caicó aerodrome and estimates of demand for services are examined. Although the analysis is a preliminary one, the results attest to the feasibility of including Caicó airport in the PDAR.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46248
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