Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46332
Título: | Relato de experiência em tempos de pandemia: reflexões sobre o aprender a ensinar |
Autor(es): | Silva, Kiara Cardoso da |
Orientador: | Sales, Ana Patrícia Dias |
Palavras-chave: | Ensino de Sociologia;Estágios Supervisionados;Ensino Remoto;Teaching Sociology;Supervised Internships;Remote Learning |
Data do documento: | 16-Fev-2022 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | SILVA, Kiara Cardoso da. Relato de experiência em tempos de pandemia: reflexões sobre o aprender a ensinar. 2022. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais), Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
Resumo: | O presente relatório, intitulado “Relato de experiência em tempos de pandemia: reflexões sobre o aprender a ensinar”, consiste em uma narrativa acerca das experiências vivenciadas nos Estágios Supervisionados de Formação de Professores I, II, III e IV em Ciências Sociais, tendo sido os três primeiros deles realizados no Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra no período de 2019 a 2020, e o último estágio cumprido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - Campus Nova Cruz) no primeiro semestre de 2021. O intuito do trabalho foi realizar uma descrição das atividades executadas nas escolas mencionadas acima, assim como problematizar os cenários escolares vivenciados, a condução das ações educativas nesses espaços e a regência das aulas que foram observadas, ministradas pelos professores de Sociologia dessas instituições. No tocante aos aspectos metodológicos, foram utilizadas as seguintes ferramentas para fins de construção do relatório: observação participante; etnografia; diário de campo; dados extraídos de documentos institucionais fornecidos pela escola; entrevistas realizadas com toda a comunidade escolar e pesquisa bibliográfica. Em sua estrutura, o relatório se desdobra em três capítulos e considerações finais. No primeiro capítulo, apresento a descrição da escola, enfatizando sua localização, estrutura e caracterização. No segundo capítulo, abordo sobre as experimentações realizadas no universo escolar, destacando o processo de ambientação e imersão na escola, a compreensão das relações que se estabeleciam nela, o trabalho de campo etnográfico e as observações tecidas em sala de aula. No terceiro capítulo, discorro sobre as vivências em sala de aula e atividades que desenvolvi em cada um dos quatro estágios, incluindo os desafios enfrentados nesse percurso. Também problematizo acerca da experiência remota no tocante a realização dos dois últimos estágios (em função da pandemia) e suas implicações no exercício de aprender a ensinar, elencando algumas impressões sobre o educar por meio dessa modalidade - fenômeno inaugurado a partir da crise sanitária mundial gerada pela COVID-19 e algo inédito na educação brasileira. Por fim, nas considerações finais, exponho uma síntese a respeito da vivência dessa experiência, evidenciando as implicações e aprendizados que ela pôde proporcionar. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46332 |
Aparece nas coleções: | CCHLA - TCC - Ciências Sociais (licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RelatodeExperiênciaemTemposdePandemia_Silva_2022.pdf | RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE CURSO_CIÊNCIAS SOCIAIS_KIARA CARDOSO DA SILVA | 6,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons