Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46381
Título: Uso da oxidação eletrólitica a plasma (PEO) para deposição de filmes de hidroxiapatita em aço inoxidável AISI 316L
Título(s) alternativo(s): Use of plasma electrolytic oxidation (PEO) for deposition of hydroxyapatite films on stainless steel AISI 316L
Autor(es): Tavares, Tamenny Hilanna de Figueredo
Orientador: Costa, Thercio Henrique de Carvalho
Palavras-chave: Aço 316L;Hidroxiapatita;Plasma eletrolítico
Data do documento: 24-Fev-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: TAVARES, Tamenny Hilanna de Figueredo. Uso da oxidação eletrólitica a plasma (PEO) para deposição de filmes de hidroxiapatita em aço inoxidável AISI 316L. 2022. 8f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: Dois fatores importantes na determinação da adequação de um material para aplicações biomédicas são sua biocompatibilidade e resistência à corrosão. Embora as boas propriedades químicas oferecidas pelo aço 316L em implantes, ele sozinho tem ocasionado desgastes que comprometem a osteointegração. A fim de melhorar a biocompatibilidade e fixação do metal, têm sido utilizado recobrimentos compostos de fosfato de cálcio, similares a hidroxiapatita natural (encontrada nos tecidos ósseos humano), denominados hidroxiapatita carbonatada ou, simplesmente, hidroxiapatita. Para formação do revestimento foi utilizada a técnica de eletrodeposição denominada Oxidação Eletrolítica a Plasma (do inglês Plasma Eletrolytic Oxidation – PEO) a qual apresenta como vantagens sua simplicidade, baixo custo e alto grau de pureza. Os protótipos foram imersos em solução eletrolítica contendo acetato de cálcio, beta glicerol fosfato e ácido nítrico, logo após, ligou-se o reator na posição de cátodo durante os tempos de 1, 2 e 3 minutos, repetindo o mesmo processo no ânodo. As matrizes situadas no cátodo apresentaram superfícies mais porosas em relação ao ânodo, que apresentou superfícies mais densas de filmes depositados um sobre os outros. Observou-se que o fator tempo contribuiu para o aumento da camada depositada, porém favoreceu para o desprendimento da camada nas amostras anódicas. Nenhuma das superfícies com filme atingiu à razão molar Ca/P da hidroxiapatita de 1.67, morfologicamente as amostras catódicas manifestaram grãos esféricos e composições moleculares mais solúveis ao meio, já as anódicas grãos floculares e menos solúveis. No ensaio de dureza as amostras catódicas iniciais tiveram menor resistência em relação ao aço convencional, porém, nas demais os revestimentos contribuíram para o aumento da dureza assim como o tempo que tornaram estes mais espessos.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46381
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-_TAMENNY_HILANNA-mesclado.pdf901,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.