Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46493
Título: Percepção Biológica do Movimento Humano em Indivíduos com Doença de Parkinson
Autor(es): Araújo, Denise Soares de
Orientador: Cacho, Enio Walker Azevedo
Palavras-chave: Aprendizagem por associação. Percepção Visual. Doença de Parkinson. Reabilitação Neurológica.
Data do documento: 27-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO, Denise Soares de. Percepção Biológica do Movimento Humano em Indivíduos com Doença de Parkinson. 2022. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2022.
Resumo: Estudos mostram que a observação da ação torna-se uma maneira eficaz de aprender habilidades motoras específicas. O comprometimento do planejamento das ações pode afetar não apenas a execução dos movimentos, como também a percepção biológica dos movimentos humanos. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção biológica do movimento de indivíduos com Doença Parkinson. Caracteriza-se como um estudo transversal e analítico, de caráter quantitativo. O Grupo Doença Parkinson foi avaliado por meio da Ficha de Avaliação do Perfil Epidemiológico, Edinburgh Handedness Inventory, Mini Exame do Estado Mental, Escala de Hoehn e Yahr, seção 3 da Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson; e o GC era apenas pelo Edinburgh Handedness Inventory e Mini Exame do Estado Mental. Ambos foram submetidos à Tarefa de Percepção do Movimento Humano. A análise estatística foi realizada por meio do software BioEstat versão 5.3. Para se comparar o número de acertos em cada tarefa de percepção do movimento e o tempo de resposta, utilizou-se o teste de Mann-Whitney. O teste de Spearman avaliou a associação entre a taxa de acerto e tempo de resposta e os instrumentos clínicos do estudo. Não foi encontrada diferença estatística ao comparar o número de acertos por tarefa entre os grupos. Encontrou-se uma correlação positiva entre a tarefa Aceno e o resultado total da Edinburgh Handedness Inventory e uma correlação negativa entre a Hoehn & Yahr e as tarefas de percepção do movimento. Desta forma, conclui-se que não houve prejuízos na percepção do movimento humano por parte dos indivíduos com Doença de Parkinson.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46493
Aparece nas coleções:FACISA - TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PercepcaoBiologicaMovimento_Araujo_2022.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.