Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46718
Title: Jardim botânico de Natal
Other Titles: Natal botanic garden
Authors: Barbosa, Bruna Stefany Suassuna
Advisor: Julianelli, Anna Rachel Baracho Eduardo
Keywords: Arquitetura paisagística;Jardim botânico;Infraestrutura verde e azul;Serviços ecossistêmicos
Issue Date: 14-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BARBOSA, Bruna Stefany Suassuna. Jardim botânico de Natal. 2022. 133f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo), Departamento de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: Os Jardins Botânicos são instituições que desempenham um importante papel no desenvolvimento científico e educacional dos espaços urbanos, uma vez que possuem coleções documentadas de plantas vivas e, em grande parte, ofertam uma ampla área natural voltada à conservação, à pesquisa e à educação ambiental. Ao considerar sua relevância, este trabalho tem por objetivo propor a implantação de um Jardim Botânico no contexto da cidade de Natal-RN, que, apesar de sua extensa cobertura verde preservada e inserida em Zonas de Proteção Ambiental, ainda carece de espaços de acesso público que proporcionem o contato e o aprendizado sobre o meio ambiente, em especial sobre a importância da botânica. Nessa perspectiva, para receber o projeto delimitou-se um conjunto de espaços livres no bairro de Capim Macio, que margeia a Avenida engenheiro Roberto Freire – uma das principais avenidas da cidade – e forma um corredor entre as Zonas de Proteção Ambiental 2 e 5. Como bases metodológicas, foram desenvolvidas análises sobre o contexto histórico dos Jardins Botânicos, normativas que os regulamentam atualmente e pesquisa de estudos de caso. Em seguida, desenvolveu-se a análise do universo de estudo, contemplando aspectos como a viabilidade de implantação da instituição na cidade e o estudo de condicionantes físicos, ambientais, culturais e sociais do bairro e área de intervenção. Por fim, a pesquisa teórica realizada a partir dos conceitos de serviços ecossistêmicos e infraestruturas verdes e azuis foi aplicada na proposição de um projeto arquitetônico e paisagístico a nível de estudo preliminar, o qual buscou incorporar à cidade um espaço ecológico e, ao mesmo tempo, propício ao lazer, à cultura e à educação ambiental.
Abstract: The Botanical Gardens are institutions that play an important role in the scientific and educational development of urban spaces, since they have documented collections of living plants and, in most cases, offer a wide natural area dedicated to conservation, research and environmental education. Considering its relevance, this work aims to propose the implementation of a Botanical Garden in the context of the city of Natal-RN, which, despite its extensive green cover preserved and inserted in Environmental Protection Zones, still lacks public access spaces that provide contact and learning about the environment, especially about the importance of botany. From this perspective, to receive the project, a set of free spaces was chosen in the neighborhood of Capim Macio, which borders Avenida Engenheiro Roberto Freire – one of the main avenues in the city – and forms a corridor between Environmental Protection Zones 2 and 5. As methodological bases, analyzes were developed on the historical context of the Botanical Gardens, regulations that currently regulate them and research of case studies. Then, the analysis of the universe of study was developed, contemplating aspects such as the feasibility of implantation of the institution in the city and the study of physical, environmental, cultural and social conditions of the neighborhood and intervention area. Finally, the theoretical research carried out from the concepts of ecosystem services and green and blue infrastructures was applied in the proposition of an architectural and landscape project at the preliminary study level, which sought to incorporate an ecological space into the city and, at the same time, conducive to leisure, culture and environmental education.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46718
Appears in Collections:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons